Estética

Como evitar as temidas manchas deixadas pelos desodorantes e antitranspirantes

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

As manchas de suor ou as manchas deixadas pelos desodorantes e antitranspirantes vão desde os círculos amarelados sobre as camisetas brancas até a descoloração dos tecidos escuros. Elas podem variar do amarelo ao marrom, passando até pelo verde. As manchas podem até mesmo dar um aspecto mais endurecido ao tecido na região.

como-nc3a3o-manchar-camiseta-com-desodorante

Como evitar as manchas deixadas pelo desodorantes e antitranspirantes

Elas apresentam uma aparência completamente diferente. Esbranquiçadas, aspecto de giz ou engorduradas. Ao longo do tempo, elas se tornam mais escuras, mais acinzentadas. Esse tipo de mancha é particularmente difícil de ser removido.

Mas nós revelamos alguns segredinhos para acabar com essas manchas, seja para evitá-las ou para retirá-las. Confira!

  • Aplique uma fina camada de antitranspirante sobre a pele bem seca (para os desodorantes roll-on, um movimento de ida e volta será o suficiente), em seguida, massageie suavemente com os dedos.
  • Deixe secar o antitranspirante antes de se vestir.
  • Aplique o desodorante à noite, antes de ir dormir. Estudos indicam que aplicar antitranspirantes à noite é mais eficaz do que aplicá-los de manhã e, assim, você evita de colocar o produto em contato direto com as roupas. Esta técnica não impede o banho da manhã. O antitranspirante bloqueia a transpiração, pois cria uma espécie de tampa na extremidade da glândula sudorípara e estas tampas resistem ao banho.
  • Durante o dia, utilize uma camiseta sob a camisa ou proteções adesivas para as axilas para impedir a transpiração de molhar diretamente as roupas.
  • Enxágue as manchas de suor com água fria assim que possible, quando você tirar a roupa. Quando mais a transpiração ou os produtos desodorantes grudam nos tecidos, mais as manchas ou as descolorações serão difíceis de remover.

 

Remover as manchas de suor

  • Se, apesar de todos esses esforços, as manchas ainda aparecerem, aqui estão algumas dicas para lutar contra as manchas da transpiração:
  • Vire sua roupa ao contrário e enxágue a região manchada com água fria. Pré-tratar a mancha.
  • Deixe a peça repousar por cerca de trinta minutos.
  • Para pré-lavar as manchas amareladas, utilize um pouco de detergente líquido (próprio para o tipo de tecido), amoníaco ou vinagre branco, um produto branqueador ou água oxigenada. Aplique sobre o tecido até cobrir toda a mancha e deixe repousar.
  • Você também pode tentar mergulhar a área manchada em água e sabão ou em um sabão de lavar roupa com enzimas. Os detergentes com enzimas ajudam a lutar contra as manchas orgânicas como as de suor.
  • Para as manchas de descoloração, utilize amoníaco sobre as manchas frescas e vinagre branco sobre as manchas mais antigas. O amoníaco é alcalino e ajuda a neutralizar substâncias ácidas como o suor e os antitranspirantes. As manchas antigas já foram oxidadas, por isso o ideal é utilizar vinagre.

  • Atenção! Não misture amoníaco com produtos que contenham cloro, pois a mistura libera gases tóxicos.

  • Após o pré-tratamento, lave suas roupas na temperatura mais alta que o tecido possa suportar sem estragar e utilize um detergente que proteja as cores.