Guia dos Dentes

Problemas com o implante ou com o dentista?

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

impl-5

Tivemos algumas conversas recentes sobre problemas decorrentes de algum erro no tratamento com implantes dentários, seja por causa de fatores ligados ao paciente ou por fatores ligados ao dentista. Para aprofundar ainda mais o assunto, peguei um trecho do site INPN que acredito ser um dos melhores sites sobre implantodontia. Esse artigo visa analisar um pouco mais se as alterações que acontecem no osso, ao redor do implante, são de caráter local ou causadas por algum erro do dentista. Vamos ao artigo:

impl-4

“O que mais se observa pela comunidade científica afora são pesquisadores discorrendo sobre métodos e opções de tratamento para a doença peri-implantar. Pouco tem sido falado ou escrito sobre maneiras de prevenir e/ou diagnosticar a doença. Deve-se ter em mente que, por mais bem realizado que possa ter sido, o tratamento não terá validade nenhuma caso o diagnóstico tenha sido mal realizado ou até mesmo negligenciado. Neste caso, apenas quem perde é o paciente, que acabou sendo submetido a uma terapia invasiva desnecessária.

Os profissionais da área devem ter em mente que a radiografia do momento da instalação do implante é crucial para um correto diagnóstico. Sem ela, fica quase impossível diagnosticar com precisão.

impl-1

Um dos parâmetros de diagnóstico mais valiosos é a análise radiográfica da condição óssea ao redor dos implantes. É sabido que uma perda óssea de até 2 mm é considerada tolerável ou fisiológica.

E, ainda, que esta geralmente ocorre no primeiro ano em função da prótese sobreimplante. Qualquer perda ocorrida nos anos seguintes deve ser observada com mais cautela – perda adicional (> 2 mm).

impl-3

Sendo assim, o profissional deve investigar se a perda adicional tem relação com fatores sistêmicos (relacionados ao paciente) e/ou locais (relacionados ao implante e à prótese). Após minuciosa investigação desses dois fatores, o implantodontista possui menor chance de “errar” o diagnóstico e, consequentemente, delinear o tratamento mais adequado para cada caso em particular. É importante salientar que por tratar-se de um corpo estranho (titânio), a resposta do hospedeiro pode variar de indivíduo para indivíduo, o que acaba por dificultar ainda mais um diagnóstico preciso.”

impl-2

Reforço o fato de a colocação de implante dentário ser algo muito sério e que deve seguir procedimentos complicados. É importante procurar um profissional sério e que trabalhe com o máximo de qualidade possível. Associado a isso é obrigatório que o paciente entenda que o tratamento precisa de sua colaboração, é o paciente que vai cuidar e manter tudo que o dentista fez.