Medicamentos

Saiba mais sobre o ibuprofeno e suas contra-indicações

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

cuidados-ao-tomar-ibuprofenoPor mais que o Ibuprofeno seja muito utilizado no nosso dia a dia,ele não deixa de ser uma droga e só deve ser consumido sob a prescrição de um médico. É preciso prestar muita atenção nas contra-indicações dos medicamentos, pois eles podem curar alguns sintomas e ao mesmo tempo provocar problemas em outras áreas do corpo.

Saiba mais sobre o ibuprofeno e suas contra-indicações

O ibuprofeno, utilizado como anti-inflamatório e analgésico no alívio instantâneo de dores de cabeça, dores musculares e até de dor de dente. Se ele for utilizado de forma correta, não traz perigo nenhum à saúde, mas preste sempre atenção às suas contra-indicações. Este medicamento é composto por ácido iso-butil-propanóico-fenólico, que pode atacar o estômago e sua mucosa. Segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), o ibuprofeno não deve ser prescrito a pacientes hipersensíveis ou que sofrem de problemas gástricos, pois seu uso piora o quadro de saúde do paciente: sua acidez provoca graves problemas – como sangramento gastrointestinal.

 

Náuseas e tonturas

O ibuprofeno é encontrado sob a forma de genéricos ou associado a remédios populares como Alivium, Advil, Artril, Doraplax ou Vantil, mas deve administrado com cautela. Entre seus efeitos colaterais estão a queimação no estômago, além de possiveis náuseas e tonturas. Esses sintomas podem vir acompanhados também por uma visão turva temporária, retenção de líquidos, zumbidos nos ouvidos e prisão de ventre, nos pacientes que são mais sensíveis. Quando consumido por bastante tempo, este medicamento pode gerar complicações mais sérias: como, por exemplo, a chamada úlcera péptica, e até mesmo insuficiência renal, devido à desidratação causada pelo remédio.

 

Úlceras gástricas

Quando ingerido com outros analgésicos e anti-inflamatórios, o ibuprofeno aumenta gravemente o risco de úlceras gástricas. A úlcera é uma ferida que se encontra dentro do estômago, e sua vitima a sente principalmente apos as refeições. Com o aumento da presença de ácidos no estômago, o medicamento se torna prejudicial ao corpo humano. Além do mais, a combinação do ibuprofeno com outros remédios diminui o efeito diurético e induz o corpo a reter líquidos. Este medicamento não deve ser consumido por pacientes que sofrem de hipertensão arterial, insuficiência renal, mulheres grávidas ou durante a amamentação.

 

Distúrbios de coagulação sanguínea

O ibuprofeno está entre os medicamentos mais utilizados no mundo inteiro. Ele constitui a família dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE). Estes medicamentos trabalham na redução das inflamações presentes no organismo, pois possuem a propriedade de inibir a chamada enzima COX (ciclooxigenase), responsável pelos processos fisiológicos da dor. Por este motivo, pacientes que possuem distúrbios de coagulação de sangue devem evitar a utilização de AINEs, principalmente do ibuprofeno, pois se o corpo tiver dificuldade de coagulação ou apresentar um forte sangramento, o ibuprofeno piorará a situação.