Clínica Geral

Entenda a pancreatite e saiba como lidar

Por Redação Doutíssima 21/12/2013

A pancreatite nada mais é do que uma inflamação no pâncreas. Um orgão que fica localizado na parte superior do abdômen, praticamente atrás do estômago. Ele é um orgão com muitas funções, ele é responsável pela produção de insulina e também responsável pela produção de substâncias essenciais para a digestão de alimentos. Existem dois tipos de pancreatite, ela pode ser aguda ou crônica.

pâncreas

Causas

Na maioria dos casos de pancreatite, existem duas causas principais: os cálculos na via biliar e o uso abusivo do álcool.

As substâncias produzidas pelo pâncreas e a bile, produzida pelo fígado são transportadas até o intestino através de canais estreitos e no seu final por um único canal para os dois orgãos. Aquela famosa pedra na vesícula (o cálculo) ou em qualquer um desses canais, obstrui a movimentação para o intestino e a pancreatite pode ocorrer.

Outra grande causa da pancreatite é o consumo abusivo do álcool. O uso contínuo de quantidades escessivas de álcool podem levar o paciente a ter ataques agudos de pancreatite como a própria pancreatite crônica.

Outras causas menos comuns da doença são infecções virais como a caxumba, alguns medicamentos, excesso de funcionamento da glândula paratireóide, traumatismo abdominal, malformações do pâncreas, exames com uso de contraste nos canais biliares e pancreáticos.

Sintomas

Em caso de pancreatite aguda, o sintoma principal é a dor abdominal. Geralmente é localizada na região próxima da entrada do estômago, podendo espalhar-se para os lados e para as costas. Vômitos e náuseas são esperados também.

Na pancreatite crônica, o paciente além da dor, pode sofrer de diarréia com eliminação de gordura nas fezes, que aparecem como pingos de azeite na água.

A pancreatite crônica pode causar uma dor permanente, ou pode aparecer em crises, normalmente quando provocadas pelo consumo excessivo do álcool. O paciente nesses casos vai necessitar de analgésicos potentes.

Diagnóstico

pancreas_1

O médico toma nota de todos os sintomas descritos pelo paciente e o exame clínico, baseado na história de consumo de álcool ou de cálculos na vesícula biliar ajudam o médico no diagnóstico.

Para a confirmação da doença, são realizados exames de sangue, ecografia abdominal e raio x de abdômen.

Tratamento

Durante o período de dor aguda, a melhor solução é o jejum absoluto, ligado à hidratação com soro endovenoso. Analgésicos são utilizados para a dor.

Quando a pancreatite é causada por cálculos, o médico pode exigir uma endoscopia digestiva superior com colangiografia e retirada dos cálculos que estiverem obstruindo o fluxo da bile e das substâncias do pâncreas para o duodeno( parte do intestino).

Durante o procedimento, coloca-se um catéter na via biliar obstruída através de um endoscópio introduzido pela boca, e localizam-se os cálculos e faz-se uma extração sugando-os para dentro do intestino se possível. Para este tratamento é necessário uma leve sedação.

O tratamento pode também depender dos graus de gravidade da pancreatite. Em casos menores, alguns dias sem alimentação por via oral aliviam a crise, mas também há casos graves onde é preciso cirurgia e internação em unidades de tratamento intensivo (UTI).