Nutrição

8 Alimentos que deixam dentes e gengivas mais saudáveis

Por Redação Doutíssima 22/12/2013

4EC4DA51418B0E29C5D80032DAEE

Além de uma boa escovação e o uso do fio dental, existem os alimentos que são aliados seus, e proporcionam na sua saúde bucal, esses alimentos são fundamentais para deixar os dentes e gengivas saudáveis, e juntamente com os cuidados básicos podem deixar seus dentes perfeitos. confira os 8 alimentos:

Alimentos ricos em fibras

graos-integrais-fibras-maca

A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a auto limpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. Além disso, frutas como maçã e pera podem substituir doces bem açucarados, os principais responsáveis pelas cáries.

Alimentos crus

29_01_2013_dklnkdjj

Para mastigar alimentos crus, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar. Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles.

Leite e derivados

2D6AFF8522D3D03E20147B4C3A3D5_h450_w598_m2_q90_ctZXmPeHn

O cálcio presente no leite e derivados dele é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. E o mesmo vale para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação. Folhas verdes escuras, como a couve também são fontes de cálcio – podem ser consumidas por quem não gosta ou não tolera a lactose.

Vitamina D

f_177219

O papel mais conhecido da vitamina D é sua atuação na absorção dos minerais cálcio e fósforo, relacionados à formação óssea. A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%. Essa influencia também aparece na arcada dentária, onde a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.

Chiclete sem açúcar

Chiclete2

Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. Essas gomas se tornam ainda mais valiosas quando providas do xilitol , um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.

Vitamina C 

noticia_255416_img1_vitaminac

A falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que a longo prazo pode levar a perda dos dentes. A dentista reforça que não se deve exagerar no consumo de alimentos muito ácidos – como laranja e abacaxi, ricos em vitamina C -, pois eles deixam os dentes mais porosos. Uma opção é fazer bochecho com água para neutralizar o ácido após a ingestão. Ela não aconselha a escovação imediata, pois o atrito da escova com o esmalte fará com que o dente se desgaste ainda mais.

Água

beber-agua-350

O consumo de água (com gás ou não) é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, que reforça a resistência do esmalte do dente.

Passas

uvas-passas-ajudam-controlar-pressão

Naturalmente doces, as passas não contêm sacarose, ou açúcar de mesa. O açúcar ajuda a bactéria a aderir à superfície do dente, deixando produzir placas. As passas são também uma fonte de fitoquímicos, que podem matar bactérias causadoras de cáries. Alguns compostos em passas também afetam o crescimento das bactérias associadas com a doença periodontal.

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer