[the_ad_group id="16401"]
Guia do Câncer > Nutrição

6 Alimentos que aumentam o risco de câncer

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

alimentos-cancerígenos

A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho hábito de preparar os próprios alimentos, e para facilitar, trocou eles para os de alimentos prontos, de fácil consumo. E os maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados a essa estatística.

Muitos desses alimentos não apresentam qualquer benefício à saúde e podem ser facilmente riscados do cardápio. Veja quais são e modere no consumo dos alimentos que predispõem a doença de câncer.

1#  Churrasco 

1337869288600

Gostoso é, mas, a fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático e ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira, eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.

 

2# Alimentos ricos em sal 

bacalhau

Brasileiro é o maior consumidor de sal, de fato, mas se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago. Essa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. Procure evitar esses alimentos ricos em sal ou aqueles que usam sal para aumentar o tempo de conservação, como congelados e os comprados prontos que só precisam ser aquecidos.

Entram na lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, empanadas congeladas, macarrão instantâneo, entre outros.

 

3# Refrigerantes 

download (2)

Outro hábito que muitos tem, a bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. Em outros países como os Estados Unidos o ciclamato de sódio é proibido, mas aqui no Brasil é utilizado, principalmente nos refrigerantes “zero”. 


4# Alimentos gordurosos 

gorduras-saturadas-insaturadas-5

não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. A comida muito gordurosa é densamente calórica, ou seja, tem mais que 225 calorias a cada 100 gramas do alimento. Por esses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes, é preciso ingeri-los em grandes quantidades para obter saciedade, o que leva ao super consumo.

Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins.

 

5# Carnes processadas 

supermerc_embutidos

Salsicha, linguiça, peito de peru e bacon contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético. A multiplicação celular passa a ser desordenada devido ao dano causado ao material genético da célula. Esse processo leva à formação de tumores, principalmente do trato gastrointestinal.

 

6# Alimentos com agrotóxicos 

agrotoxico1

Não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento. o agrotóxico provoca vários problemas de saúde em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda está em estudo a sua real contribuição com o aparecimento do câncer.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]