Receitas

Aprenda sobre os benefícios do chá verde

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

Você já parou para pensar nos benefícios do chá verde? Com origem chinesa, essa bebida se tornou referência no Ocidente quando se fala em perda de peso. Só que, além disso, existem outros benefícios que são pouco comentados sobre esse chá.

O nutrólogo Edson Credidio explica, no portal do Grupo Alimenta, que o chá, oriundo da planta Camellia sinensis, possui propriedades antioxidantes, cafeína e vitaminas.

Assim, existem diversos benefícios do chá verde para o corpo humano. Dentre eles, é possível citar a prevenção contra doenças crônicas e o envelhecimento da pele, a aceleração do metabolismo e o combate ao colesterol.

cha verde

Chá originado da China possui propriedades que podem acelerar o metabolismo. Foto: iStock, Getty Images

Nas dietas, o chá , aliado a exercícios físicos e uma alimentação balanceada, pode contribuir para mudanças significativas na balança.

As substâncias presentes no chá, principalmente os polifenóis, contribuem para a queima de gorduras e têm efeito diurético, acelerando o metabolismo. A composição das folhas também conta com propriedades que ajudam a regular o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

Como usufruir dos benefícios do chá verde

O primeiro passo para conseguir aproveitar dos benefícios do chá verde é consumi-lo da maneira correta. O processo recomendado é colocar a água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas (antes do verdadeiro processo de ebulição), é preciso apagar o fogo.

Depois disso, você deve acrescentar a folha do chá e abafar por dois ou três minutos para, finalmente, coar e beber.

Os especialistas recomendam o consumo de até, no máximo, duas xícaras desse chá por dia. Ao exceder essa quantidade, podem ocorrer efeitos colaterais negativos.

Em entrevista à revista Espaço Aberto, editada pela Universidade de São Paulo (USP), a professora de nutrição Jocelem Mastrodi Salgado alerta que o excesso pode inibir os benefícios do chá verde, causando irritações na mucosa do estômago e deixando a pessoa irritada e com insônia.

Em relação ao horário de consumo, o mais indicado é beber o chá após o almoço. Isso porque, lembrando, esse chá contém cafeína – um estimulante, o que pode ocasionar insônia se consumido à noite.

A especialista adverte, também, sobre a importância do cuidado em relação às cápsulas desse chá, pois elas podem possuir uma concentração de princípios ativos que correspondem a até dez xícaras de chá.

Benefícios do chá verde: capacidades cognitivas

Estudos apresentados recentemente estão descobrindo cada vez mais benefícios do chá verde. No ano de 2014, a Universidade de Basel, na Suécia, divulgou uma pesquisa que revela: a bebida melhora algumas funções cognitivas do cérebro, em particular, a memória.

Os voluntários que participaram do estudo consumiram o chá antes de resolverem questões de um teste de memória. Com a atividade cerebral monitorada, os cientistas observaram um aumento na conectividade entre o parietal e o córtex frontal das pessoas que consumiram a bebida.

A Universidade de Leeds, no Reino Unido, também realizou estudos científicos sobre a relação entre esse tipo de chá e as capacidades cognitivas.

Em 2013, através de experimentos laboratoriais, os pesquisadores identificaram substâncias químicas naturais, encontradas nesse chá, capazes de quebrar efeito de proteína causadora do mal de Alzheimer.

Assim, é unanimidade entre os especialistas: uma xícara desse chá por dia só traz benefícios à saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!