Nutrição

6 Bons alimentos para o seu cérebro

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

Aprender a tocar um instrumento musical, falar varias línguas estrangeiras e jogar xadrez são ótimas maneiras de desenvolver o raciocínio. Mas, você já parou para pensar que tudo o que você come pode influenciar muito o seu cérebro?

 

Para manter o seu cérebro saudável, melhorar sua disposição e acelerar seu raciocínio, confira uma lista de alimentos que não podem faltar no seu dia-a-dia:

 

35015-pimenta-semente-de-canhamo-amendoas-batata-e-sal-iodado-sao-alguns-alimentos-que-fazem-bem-ao-cerebro

 

1) Pimenta

Um pouquinho de pimenta nas suas refeições é o suficiente para aumentar sua atenção, e a vantagem é que o consumo de pimenta – principalmente as mais fortes – não geram ansiedade e insônia que costuma gerar a ingestão de café. Além deste fator, a pimenta contém altas concentrações de vitamina C, essenciais para o funcionamento das células nervosas. Um estudo publicado recentemente no periódico Human and Clinical Nutrition confirma que o consumo de frutas ricas em vitamina C num período de seis semanas pode melhorar consideravelmente o humor de uma pessoa.

 

2) Semente de cânhamo

Também conhecida por ser uma planta da família Cannabis (embora o consumo da Cannabis não ajude na tarefa de memorização), as sementes de cânhamo são ótimas aliadas do cérebro por serem ricas em ácido alfa-linolênico (ALA) – substância importante na produção das membranas das células do cérebro, além de sua ação nas bainhas de mielina, acelerando a transmissão de sinais e impulsos nervosos. A chia, a linhaça e as nozes também são fontes de ALA.

 

3) Batata

Segundo uma pesquisa publicada no Neuroscience & Biobehavioral Reviews, níveis saudáveis de glicose podem auxiliar na formação da memória. Por isso, alimentos ricos em amidos – como as batatas – são uma fonte lenta e estável de energia, pois os carboidratos encontrados neles são absorvidos pelo organismo mais lentamente do que os demais açúcares.

 

4) Semente de abóbora

As sementes possuem uma série de nutrientes fundamentais para o cérebro: O benefício delas está no ferro, substância importante no transporte adequado de oxigênio do sangue. Sem a presença do ferro no corpo, a oxigenação do cérebro é deficiente, afetando também a produção de neurotransmissores.

 

5) Amêndoas

As amêndoas contém uma grande dose de vitamina E, substância essencial no combate aos efeitos do envelhecimento cerebral. Esta vitamina também é uma importante contribuinte à cognição – processo mental que inclui a atenção, memória, aprendizado e outras funções cerebrais. O periódico Neurorehabilitation and Neural Repair publicou os resultados de um experimento confirmando que a vitamina E pode prevenir danos no cérebro e diminuir dificuldades no aprendizado depois de traumas sofridos neste órgão.

 

6) Sal iodado

A substância é importante pois controla a produção de hormônios na tireoide, e sua carência em adultos pode causar o surgimento de bócio (aumento inadequado do volume da tireoide). Pessoas sofrendo desta doença podem vir a ter problemas mentais e falhas no desenvolvimento físico. É sempre recomendada a adição de um pouco de sal iodado às suas refeições, sempre tomando cuidado para não exagerar.