Medicamentos

Conheça os principais tipos de medicamento

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

Usar medicamentos de forma inadequada pode acarretar inúmeros riscos à saúde. Por este motivo, é muito importante prestar atenção na hora de armazenar e ingerir medicamentos, além de tomá -los apenas sob prescrição de um médico. Se não ingerido corretamente, ele poderá sofrer uma alteração no seu efeito e até mesmo perder a eficácia sobre o sintoma ou doença, o que prejudica o tratamento.

 

Remedio_aprenda_a_tomar

 

Conheça um pouco mais sobre os tipos de medicamentos orais e qual a melhor maneira de ingeri-los e armazená-los:

  • Comprimidos sólidos: não possuem nenhum tipo de revestimento, tendo uma aparência áspera.

 

  • Comprimidos sólidos revestidos: são cobertos por uma solução de revestimento, que serve de proteção contra degradações (luz, umidade, etc).

 

  • Cápsulas gelatinosas: encontradas na forma mole e dura, contendo, no seu interior, o medicamento.

 

  • Comprimidos sublinguais: devem ser colocados embaixo da língua, sem adição de líquidos. O certo é simplesmente aguardar que o comprimido se dissolva, indo diretamente para a corrente sanguínea.

 

  • Comprimidos efervescentes: devem ser dissolvidos em água – é importante esperar que o medicamento termine de ser dissolvido antes de sua ingestão.

 

  • Medicamentos líquidos: estes medicamentos são divididos em três categorias – xarope, solução e suspensão. O recomendado é que você agite antes da ingestão, pois a medicação fica suspensa na solução líquida.

 

Ingestão com água

Todos os comprimidos, exceto os sublinguais, devem ser tomados com um pouco de água. A água é o líquido mais indicado pelos médicos, pois não interfere na ação do remédio. É importante tomar água junto com o medicamento por causa do tempo que ele leva para chegar ao trato gastrointestinal. Quando ingerido sem água, o comprimido começa a sua degradação antes do previsto, fazendo-o perder sua eficácia.

 

Atenção: Nunca ingira medicamentos com bebida alcoólica.

 

“É muito importante que as pessoas tenham a consciência de ingerir e armazenar corretamente os medicamentos. Só assim é possível garantir a eficácia do produto para aquilo que foi indicado”, afirma o farmacêutico Adivar Cristina, diretor industrial da Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da Secretaria de Saúde de São Paulo.

 

Armazenamento

Além de ingerir os medicamentos corretamente, é importante armazená-los adequadamente. Nunca guarde-os no banheiro – pois eles estarão expostos à umidade, que altera suas condições, nem no porta-luvas dos carros (por causa do calor excessivo) ou expostos ao sol e à luz.

 

“Os medicamentos podem ser levados em bolsas e mochilas, desde que armazenados em suas embalagens originais, ao abrigo da luz e sem calor excessivo”, explica o farmacêutico.

 

Em caso de dúvida, procure sempre o médico que fez a prescrição do medicamento.