Nutrição

Mito ou verdade: Activia pode ser tomado por quem tem intolerância à lactose?

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

Iogurte2

Intolerância à lactose. Você sofre com este problema?

Intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total que o organismo de digerir derivados do leite. No Brasil, cerca de 40% da população sofre com este problema.

Os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora após a digestão depois de ingerir algum tipo de lactose, presente em derivados do leite como iogurtes, queijos, sorvetes, etc. Os sintomas variam de pessoa para pessoa de acordo com o alimento consumido e são basicamente: náuseas, diarréia, inchaço e dor de estômago. A intolerância à lactose pode ser diagnosticada através de um exame de sangue, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é gratuito.

O iogurte natural é um produto que possui menos lactose do que outros derivados do leite, pois ele é produzido com leite fermentado. O leite fermentado é produzido por micro-organismos, como Lactobacillus casei e Bifidobacterium animalis. Durante o processo de fermentação, as bactérias consomem uma boa parte da lactose, porém, pessoas sensíveis à lactose podem se sentir mal apos o consumo de iogurtes. O grupo Danone então, lançou uma linha de iogurtes da marca Activia para as pessoas intolerantes à lactose.

iogurte-natural-desnatado

Os microorganismos presentes no Activia, também chamados de bactérias do bem, são uma importante arma para quem é intolerante à lactose. Uma outra opção para as pessoas intolerantes à lactose é escolher alimentos à base de leite de soja, pois ele não contém lactose, porém, este tipo de leite possui muito menos cálcio do que o leite normal.

O iogurte da Activia possui microorganismos vivos que ajudam a digerir a lactose (alimentos probióticos). Além da eliminar uma parte da lactose durante o processo de fermentação, o Activia contém bacilos vivos no iogurte que ajudam a consumir toda a lactose existente. Ele também ajuda a flora intestinal das pessoas que não sofrem de intolerância uma vez que as bactérias contribuem para o melhor funcionamento do intestino.