Guia dos Dentes

Como usar a pasta dental branqueadora

Por Redação Doutíssima 24/12/2013

pasta-4

São diversas as marcas que trabalham com pasta dental clareadora. Essa pasta utiliza agentes químicos que seriam responsáveis por branquear ou clarear os dentes, não vamos nos deter na nomenclatura. Tenho visto pessoas utilizarem essa pasta dental branqueadora com muita frequência e por longos períodos de tempo e isso tem me deixado preocupado.

pasta-3

Você precisa entender que estas pastas não trabalham como os clareamentos a laser ou caseiro que se utilizam de peróxidos para realizar o processo de mudança de cor dos dentes, essas pastas agem de uma forma completamente diferente e como consequência causam, por um processo de abrasão, um leve desgaste da superfície de proteção do dente que se chama esmalte.

pasta-5

Esse desgaste, de forma superficial e limitada não provoca problemas nos dentes que logo depois se remineralizam se você estiver com as condições bucais normais como no caso da saliva. Então você precisa ficar de olho nesses dois fatores, a remineralização e a quantidade de uso da pasta dental ou a quantidade de abrasão do dente.

pasta-1

No que diz respeito à abrasão, você precisa entender que eu considero essas pastas como pastas de tratamento. As pastas de tratamento são diferentes das pastas comuns que podem ser usadas diariamente. Com meus pacientes, utilizo as pastas de tratamento com uma posologia, como se fosse um remédio, com uma certa quantidade e por um período de tempo.

pasta-2

A pasta dental branqueadora deve ser usada por um mês, diariamente. Após este mês, é aconselhado usar uma pasta comum como a Colgate total 12, por exemplo. Então seria 1 mês com a pasta dental branqueadora e outro mês com a pasta dental comum e sempre manteria essa frequência até você conseguir o tom dental necessário. Ao contrário do que o comercial fala, não é para usar esse tipo de pasta por toda a vida para manter os dentes brancos.

É claro que a concentração precisa ser avaliada para se chegar à posologia ideal e ai que entra o seu dentista que vai avaliar o que é aconselhado para você. Tenho visto pacientes que precisam do clareamento profissional e querem resolver com a pasta dental branqueadora ou pacientes que poderiam resolver com a pasta e fazem o clareamento.

O  mais importante é você entender que não pode cair na sedução dos comerciais e promessas milagrosas de alguns produtos. Você precisa de alguém para lhe orientar e esse alguém é seu dentista. Leve o panfleto ou mostre o comercial para seu dentista que lhe dirá o que é melhor para você. Essas pastas são muito boas e algumas realmente cumprem o que falam mas você precisa saber como usá-las.