Especialidades

Conheça a bandagem terapêutica

Por Mayara Pinheiro 24/12/2013

kinesiotape62

Hoje vou falar de uma técnica que chegou ao Brasil em 2011. Esta técnica é muito utilizadas por nós fisioterapeutas mas muitos pacientes ainda não tem conhecimento sobre esta técnica chamada de bandagem terapêutica, elástica ou simplesmente de Kinesio Taping.

O que é a Kinesio Taping? 

Kinesio_Tape2

A Kinesio Taping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. As bandagens elásticas foram desenvolvidas no Japão na década de 70 e foram muito utilizadas nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Quando devemos utilizar a bandagem terapêutica?

A bandagem terapêutica pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras.

Essa bandagem terapêutica pode ser usada em pacientes de todas as idades, inclusive em bebês para amenizar os efeitos das cólicas. É também recomendada no tratamento de pessoas que sofreram derrame e tiveram algum tipo de paralisia muscular.

A bandagem terapêutica também funciona até para feridas que custam a fechar. Colocamos a bandagem ao redor da área atingida, a fim de aumentar a circulação no local e estimular a cicatrizarão.

Indicações para o uso da bandagem elástica:

kinesiotape1_nike300

As indicações terapêuticas para a bandagem funcional passam por lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

Algumas funções fundamentais:

  • Corrigir a função do músculo: A bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.
  • Melhorar a circulação sanguínea e linfática: A bandagem auxiliará na absorção de edema ou hematoma.
  • Alívio da Dor: Supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem na área afetada.
  • Reposição da subluxação da articulação: A articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular que pode ser corrigida com a bandagem que recuperando a função da fáscia e do músculo.

Lembrando que não á absolutamente nenhuma restrição quanto ao uso da bandagem terapêutica, nem de sexo ou idade. Apenas aconselho que você procure um profissional habilitado para fazer o uso da colocação das bandagens. As bandagens terapêuticas podem ser compradas por qualquer pessoa e com isso muitos acham que não precisam de um profissional para ajudar na colocação das bandagens, fazendo com que o paciente acaba colocando de qualquer jeito, e isto pode acarretar alterações de postura, lesões de pele, entre outras… Portanto, não faça sozinho!