Guia dos Dentes

Estudos sobre as pastas dessensibilizantes

Por Redação Doutíssima 24/12/2013

sens-1

São vários os estudos que demonstram a efetividade das pastas dessensibilizantes. Muitos deles desenvolvidos pelas empresas ligadas ao produtos como a colgate que em seu site divulga diversos artigos importantes para o leitor que quer se informar um pouco mais. Vamos para um desses artigos:

“Objetivos do estudo:
Os objetivos do estudo foram: 1. comparar a eficácia de duas pastas de uso em consultório na redução da hipersensibilidade dentinária imediatamente após uma única aplicação depois de raspagem dentária; e 2. avaliar a duração do alívio por um período de 4 a 12 semanas.

sens-4

Condições e métodos do estudo:

– Produtos submetidos ao estudo
Teste: pasta dessensibilizante Colgate® Sensitive Pró-Alívio™ (Colgate Palmolive, Nova York, NY) contendo 8% de arginina em uma base de carbonato de cálcio/ sílica.
Controle: pasta profilática Nupro à base de pedra pomes sem flúor (Dentsply, York, PA).

– Participantes do estudo
Um total de 68 participantes, homens e mulheres (com idades entre 24 e 56 anos), com hipersensibilidade dentinária estabelecida (dois dentes hipersensíveis com um índice de sensibilidade tátil [sonda Yeaple] de 10-50 gramas de força, e um índice de sensibilidade ao jato de ar de 2 ou 3 na Escala de Schiff de Sensibilidade ao Ar Frio).

Métodos:
Neste estudo duplo-cego de grupos paralelos, 68 participantes com hipersensibilidade dentinária estabelecida foram designados aleatoriamente ao grupo de teste (n=32) ou ao grupo de controle (n=36). Depois de uma avaliação da hipersensibilidade no ponto de partida, os participantes receberam uma raspagem dentária profissional e depois foram determinados os índices de sensibilidade tátil e ao jato de ar. A pasta para uso no consultório designada foi então aplicada como o passo final de polimento do procedimento de profilaxia profissional. Os índices de sensibilidade tátil e ao jato de ar foram determinados imediatamente após a aplicação do produto. Os participantes então escovaram os dentes duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado anticárie e com uma escova dentária com cerdas macias durante 12 semanas.

sens-2

Os índices da hipersensibilidade dentinária foram determinados depois de 4 e 12 semanas. Análises estatísticas foram feitas separadamente para os índices de sensibilidade tátil e ao jato de ar. Comparações durante o tratamento foram feitas usando-se um T-teste. Comparações entre os tratamentos utilizando os índices ajustados no ponto de partida foram feitas através da análise de covariância (ANCOVA).

Resultados:
Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação aos índices no ponto de partida no exame pós-raspagem dentária entre os dois grupos.

Imediatamente após a aplicação do produto e após 4 semanas, os participantes que receberam o produto teste demonstraram reduções estatisticamente significativas em relação aos valores de sensibilidade tátil no ponto de partida (156,2% e 170,3%, respectivamente), e nos índices de sensibilidade ao jato de ar (44,1% e 45,9%, respectivamente). Ao mesmo tempo os participantes para os quais foi designado o produto controle demonstraram reduções estatisticamente significativas em relação ao ponto de partida nos índices da sensibilidade tátil (43,1% e 8,3%, respectivamente) e nos índices de sensibilidade ao jato de ar (15,1% e 8,9%, respectivamente).

sens-3

Imediatamente após a aplicação do produto e depois de 4 semanas, o grupo do produto teste demonstrou reduções estatisticamente significativas em comparação ao grupo controle nos índices de sensibilidade tátil (79,0% e 149,6%, respectivamente) e nos valores de sensibilidade ao jato de ar (34,1% e 40,6%, respectivamente). Não aparecem diferenças estatisticamente significativas entre os grupo teste e controle nos exames pós-raspagem e nos exames após 12 semanas.

Conclusão:
A pasta dessensibilizante Colgate® Sensitive Pró-Alívio™ proporciona uma redução estatisticamente significativa na hipersensibilidade dentinária em comparação com uma pasta profilática controle imediatamente após raspagem dentária com uma única aplicação. Este alívio dura por 4 semanas.”