Saúde Mental

Natal, ano novo, festas… essa época pode nos trazer renovo?

Por Rafaela Monteiro 24/12/2013

happy-new-year

Fim de ano é época de repensar a vida, as escolhas realizadas, as escolhas a serem feitas, as metas estabelecidas, o que passou, o que ainda está por vir… Porém, nem sempre isso acontece. A correria de fim de ano, das compras de natal, as lojas e os shoppings lotados, fazem muita gente se perder no verdadeiro sentido das festas. O consumismo as vezes ultrapassa o sentimento de renovo que o fim de ano pode trazer. Claro que muitas das vezes nada muda, só o calendário. Mas isso também depende do olhar que lançamos sobre esse momento do ano.

Carlos Drummond de Andrade nos disse em verso o quanto essa época pode nos possibilitar um renovo e um toque de esperança por dias melhores, pelo alcance de metas e gratidão pelo simples fato de respirar e viver.
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
 
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente…”
 

Esperança pode ser uma boa palavra para o Natal e, quem sabe, também para o novo ano que em breve se inicia.

Renovar a esperança pode ser uma boa pedida. Acreditar em um novo tempo e em novas possibilidades que se abrem a frente com a chegada de um novo ano. Tudo pode continuar igual. Porém tudo pode ser diferente. Só depende do olhar que vamos lançar sobre nossa vida, nossos dias, nossas escolhas. Que a mudança comece pelo nosso olhar. Olhar de esperança, de renovo, de possibilidades de dias melhores. E assim, feliz natal e feliz ano novo pra todos nós.