Cirurgia Plástica

Tudo sobre a blefaroplastia: plástica que levanta pálpebras e elimina bolsa de gordura

Por Redação Doutíssima 24/12/2013

Você já ouviu falar da blefaroplastia? Esse é um procedimento cirúrgico que muda o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gorduras, rugas e flacidez, e que favorece o rejuvenescimento da região ao redor dos olhos.

 

cirurgia nas palpebras

Cirurgia nas palpebras.

 

Conheça a blefaroplastia

 

A Blefaroplastia é geralmente procurada por pessoas com mais de 30 anos de idade. Ela é recomendada para quem tem excesso e flacidez de pele nas pálpebras, para as pessoas com bolsas de gorduras e para quem sofre de ptose – queda da pálpebra por motivos musculares – ou pseudoptose palpebral – queda da pálpebra em função do excesso de pele. A cirurgia também pode ser feita para remover xantelasmas , pequenas bolinhas de colesterol que se formam nas pálpebras, e também para quem sofre com as rugas aparecendo na pálpebra inferior.

 

Muitas são as origens dessas bolsas de gordura e dessa flacidez nessa área do rosto.Fatores genéticos ou características familiares e raciais têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma das pálpebras. A ação da força da gravidade, o fumo e a radiação solar são outros fatores que causam envelhecimento e, portanto, deformidade palpebral. Em casos muito avançados dessas mudança, muitas vezes há prejuízos, principalmente com a diminuição do campo de visão.

 

O diagnóstico das mudanças nas pálpebras é feito pelo médico a partir de queixas específicas do paciente. Nesses casos, somente o exame clínico já é suficiente para chegar à uma conclusão precisa. É importante ressaltar que, em alguns casos, é necessário procurar um médico especialista, para ter uma avaliação da visão ainda mais precisa. Essa consulta é feita feita por um oftalmologista, a fim de definir alterações de campo visual e excluir outros problemas associados.

 

Procedimentos da blefaroplastia

 

Inicialmente, nos casos mais comuns, é aplicada anestesia local com sedação ou anestesia geral. A cirurgia tem duração média de 40 minutos à uma hora e meia.

 

O médico faz a marcação na pele e utiliza o bisturi para cortar, logo em seguida ele cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos da região exterior das pálpebras. Os pontos podem se soltarem sozinhos ou removidos depois. Algumas vezes são utilizados também adesivos cirúrgicos de pele ao invés de pontos. Nos casos de ptose palpebralo o médico trabalha na musculatura orbicular.

 

blefaroplastia

Marcação da pele para o corte.

 

É possível aproveitar o momento para fazer mais uns ajustes, a rinoplastia ou o lifting facial podem ser realizados na mesma cirurgia.

 

Normalmente o tempo de internação são de 6 a 8 horas ou de 12 à 24 horas caso seja dois procedimentos como as citadas acima.

 

Antes da cirurgia, é preciso respeitar alguns cuidados como o jejum de oito horas antes e a realização de exames de sangue e análise de coagulação do sangue. Remédios anticoagulares como por exemplo a aspirina, devem ser evitados pelo menos um mês antes da cirurgia, também é recomendado evitar fumar no mês que antecede o procedimento.

 

Resultados

 

Os resultados aparecem rapidamente. Na primeira semana já dá para perceber uma diferença, mas eles se tornam mais evidentes depois que o inchaço diminui após o segundo e terceiro mês – o resultado final mesmo só estará 100% depois de um ano. Quanto mais firme a pele das pálpebras estiver, melhores resultados virão. E quanto mais flácida a região estiver, mais rapidamente a pálpebra cairá.

 

Pós-operatório

 

Sempre há formação de edema (inchaço) e equimose (manchas vermelhas), que podem variar de intensidade. Geralmente desaparecem na primeira ou segunda semana. Para que a formação desses efeitos sejam minimizada, é comum o uso de compressas geladas de soro fisiológico ou água borificáda nos dois primeiros dias pós-operatórios.

 

Outro cuidado importante é evitar o calor (banho muito quente, cozinhar, etc), que favorecem a formação de edema e das equimoses. O sol deve ser evitado por 3 meses (uso de óculos escuros).

 

Riscos

 

Como qualquer cirurgia, a blefaroplastia oferece riscos à saúde. Entre eles estão a trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares e alguns riscos relacionados à anestesia, como por exemplo o choque anafilático, alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial.

 

Os seus olhos podem ficar temporariamente ou permanentemente secos, o que torna necessário o uso constante de colírios. Pode ocorrer também uma certa dificuldade de fechar os olhos, disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores, pele solta na pálpebra, fechamento inadequado da pálpebra e flacidez anormal da pálpebra inferior. O cirurgião plástico Esmall Safaddine, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica diz que o tratamento para estes casos depende acima de tudo do grau e da gravidade, alguns casos conseguem melhorar com tratamento conservador – com massagem local e colírio ocular – ou com uma nova cirurgia para fechar adequadamente as pálpebras.

 

 

Assista o video a seguir e saiba mais sobre a blefaroplastia   https://www.youtube.com/watch?v=s8voPlVqlrc

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!