Guia dos Dentes

Boca seca, um problema mundial que precisa ser conhecido

Por Redação Doutíssima 25/12/2013

boca-2

Hoje é manhã do dia 25 de dezembro e provavelmente uma boa parcela de nossos Brasileiros fez um grande estrago ontem. Comeu de tudo, bebeu todas as bebidas possíveis e muitas dessas pessoas se estragou tanto que foi dormir sem nem pensar em escovar os dentes. Isso causa uma série de problemas bucais e agrava problemas já instalados. Um problema bucal que não se dá muito bem com a falta de higiene bucal ou com a ingestão de álcool é a boca seca ou xerostomia.

boca-3

“causas de boca seca:

A boca seca pode ser causada por ingestão inadequada de bebidas, respiração pela boca, ansiedade, estresse. A idade avançada também é um fator que acentua a secura da boca.

Doenças que causam boca seca:


Várias doenças são conhecidas para diminuir a salivação: síndrome seca (ou síndrome de Sjogren: falta de saliva e lágrima), doença de Parkinson , depressão, ansiedade, doença de Alzheimer, dor crônica, acidentes vascular, doenças auto-imunes (incluindo SIDA), etc. Mais raramente, a cirurgia da cabeça e pescoço pode causar boca seca, se a inervação das glândulas salivares foi afetada. Às vezes, pedras salivares (agregados de minerais na saliva) bloqueiam o ducto excretor da glândula bloqueando o fluxo salivar.

Alguns fármacos reduzem a quantidade de saliva:


Muitas drogas podem afetar a quantidade de saliva: antidepressivos, anti-histamínicos, anti-psicóticos (neurolépticos), tranquilizantes, analgésicos, anti-hipertensivo, metildopa (tratamento da doença de Parkinson), diuréticos, etc. Alguns tratamentos com quimioterapia ou radioterapia para câncer de cabeça e pescoço também são susceptíveis de levar a mais ou menos esses efeitos colaterais temporários.

boca-1

Boca seca: quais as consequências?

Recorde-se que a saliva contribui para a digestão através da degradação de alimentos. Assim, qualquer redução na saliva afeta a remoção de resíduos de comida, que tem o efeito de favorecer as cavidades, em cavidades particulares da junção entre a coroa do dente e da raiz e infecções orais. Secura da boca também pode interferir com a fala. E finalmente, em casos mais graves, a boca seca dificulta a mastigação e deglutição, o que pode levar a deficiências nutricionais.”

boca-4

A xerostomia é um problema mundial e isso podemos constatar em vários artigos e clínicas diversos como no trecho do artigo que coloquei acima do site e-sante que não fala só de problemas bucais mas de problemas de saúde como um todo. Não é algo difícil nem grave mas deve ser acompanhado por um dentista. Consultas regulares podem diagnosticar a xerostomia que muitos pacientes passam anos sem identificar.