Maquiagem

Fonte da juventude: dicas de maquiagem anti-idade

Por Redação Doutíssima 25/12/2013

250x130

A pele é diferente aos 40, 50 e 60 anos em comparação com o seu estado aos 20 ou 30. “Você está começando a ver os danos causados pelo sol na forma de manchas, pontos vermelhos e vermelhidão”, explica a Dra. Valerie Rosenthal, dona do Robert Stuart Salon. “Você também perde mais colágeno e elasticidade, portanto sua pele retém menos umidade”. Embora não possa voltar no tempo no sentido literal, você pode adotar medidas para prevenir e reduzir os sinais do envelhecimento com a ajuda de alguns truques de maquiagem.

 

Pré-maquiagem hidratante

Aplique um produto pré-maquiagem (primer) hidratante antes de passar qualquer cosmético em sua face. O produto vai hidratar as áreas secas da pele e criar um filme suave para a sua base e o seu corretivo. “Escolha um produto com vitaminas A e C que fortaleça a pele e reduza as imperfeições, além de suavizar e proteger”, recomenda Rosenthal.

 

Base/corretivo

Você provavelmente notou que sua pele está um pouco menos uniforme do que costumava ser. Isso é resultado da exposição ao sol e do envelhecimento. Rosenthal sugere o uso de uma base transparente hidratante com cobertura suficiente para eliminar as manchas causadas pelo sol e minimizar as linhas finas. “A base é a chave”, diz ela. “Ela consegue dar a aparência perfeita que toda mulher procura”. Depois da base, aplique um corretor nos pontos vermelhos ou cinzas e espalhe bem.

 

n109_20080926173958

 

Sobrancelhas grossas

“Sobrancelhas grossas são sinal de juventude”, explica Rosenthal. À medida que você envelhece, as sobrancelhas tendem a ficar mais finas. Isso acontece por várias razões, inclusive por depilar demais e pela tendência natural do corpo de parar o crescimento de pelos. Preencha as sobrancelhas finas com um lápis um pouco mais escuro que a cor dos seus cabelos. Considere também o uso de produtos que promovam o crescimento dos pelos.

 

Blush cremoso

A pele envelhecida produz menos óleo, então aproveite toda oportunidade que puder para aplicar outros produtos hidratantes em sua face. Além do produto pré-maquiagem sob a base, use um blush cremoso em vez de blush em pó. O aspecto será mais natural, pois ele se mistura na pele em vez de ficar depositado sobre ela.

 

 

Círculos sob os olhos

Tirando as rugas, os sinais reveladores da idade são os círculos escuros e inchados sob os olhos. O melhor remédio é reduzir o estresse, comer alimentos saudáveis e descansar bastante, mas os cosméticos também podem ajudar a disfarçá-los. Primeiro, aplique sob os olhos um corretor de cor ligeiramente mais quente que o tom da sua pele e espalhe bem. Depois passe um pó ou creme com brilho para iluminar a pele e fixar o corretor.

 

2012-01-24_014400

 

Lábios grossos

À medida que os anos passam, a pele e os lábios sofrem perda de colágeno, por isso a pele fica menos firme e os lábios, mais finos. Para manter seus lábios cheios, habitue-se a usar batons e bálsamos nutritivos. Os ingredientes que você deve procurar são: óleo de jojoba, manteiga de cacau, lanolina e ceramidas (gorduras que ajudam a reter a umidade). Além disso, esfolie os lábios delicadamente com uma escova de dente para remover a pele seca descamada.

 

Iluminador facial

Um iluminador facial (com um mínimo de shimmer/glitter) é imprescindível na bolsa de maquiagem de qualquer mulher. Seu uso correto pode minimizar os sinais de envelhecimento e iluminar sua estrutura óssea. Aplique o iluminador na parte de cima dos ossos das bochechas, ao redor da boca onde aparecem as rugas e também em qualquer lugar onde ocorra sombra (p. ex., nos cantos da boca e arco do cupido).

 

Definição dos cílios

Assim como as sobrancelhas, os cílios tornam-se mais ralos com o passar do tempo. A máscara para cílios torna-se uma ferramenta mais útil à medida de você envelhece, talvez até mais que a sombra e o delineador. “A máscara dá um efeito de até três vezes mais volume aos seus cílios naturais”, explica Rosenthal. Ela também sugere a extensão de cílios como uma alternativa mais extrema, porém mais duradoura, à aplicação diária de máscara.