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10 Conselhos para ajudá-lo a dormir como um bebê

Por Redação Doutíssima 26/12/2013

omsomn_tips1_artikelCrie um ambiente propício ao sono

Sua cama deve ser grande e larga o suficiente e ter o grau certo de firmeza para não demandar muito das suas articulações, dos quadris, dos ombros e da caixa torácica. Um bom travesseiro apoia o pescoço e melhora a quantidade do sono.

O quarto deve ser frio o suficiente, a temperatura ideal é entre 14 e 18 graus. Ele também deve ser escuro, pois seus olhos percebem a luz mesmo com os olhos fechados.

 

Tenha horários regulares

Vá para a cama e levante-se mais ou menos na mesma hora todos os dias. Assim, você cria hábitos saudáveis para o seu corpo.

Mesmo que você vá dormir tarde ou que você tenha dormido mal, tente se levantar na hora de costume. Caso contrário, você poderá desestabilizar o seu ritmo e dormir mal na noite seguinte de novo.

 

Relaxe antes de ir para a cama

Antes de ir dormir, deixe seu corpo relaxar para evitar de levar o estresse mental e físico para a cama. O quarto deve ser reservado ao sono e ao relaxamento.

Não utilize seu quarto para trabalhar ou assistir televisão. Adapte a luz de maneira que crie um ambiente agradável.

 

10tipsExponha-se à luz do sol

A exposição à luz do sol diminui as taxas de melatonina no sangue, o que dá energia e aguça os sentidos.

À noite, quando a luz do sol desaparece, a quantidade de melatonina aumenta e a fadiga surge. É por isso que a luz solar ajuda o relógio biológico a regular a necessidade de sono.

 

Se você perdeu o sono, levante-se

Se você não consegue dormir, faça outra coisa para relaxar. Quando estiver cansado, volte à cama.

 

Faça exercícios regularmente

Faça exercício regularmente, de preferência três vezes por semana, assim você vai cansar o seu corpo e estimular a produção de substâncias tranquilizantes.

Além disso, o treinamento gera um sono mais profundo e mais contínuo que permite você de acordar revigorado. Evite de se ativar muito tarde, ou seja, pouco antes de ir dormir, pois você pode ter dificuldade para dormir, se o corpo não tiver tempo de relaxar.

 

Não vá para a cama com fome

A alimentação é essencial para o seu bem-estar e o seu sono. Você não deve sentir fome antes de ir dormir, nem coma muito tarde, pois uma refeição pesada antes de ir dormir ativa o processo de digestão. Em vez disso, coma um lanchinho para acalmar a sua fome e coma um café da manhã reforçado quando se levantar.

 

Limite o consumo de cafeína

Evite as bebidas como café e chás que estimulem o cérebro. Quanto mais cafeína você consome, mais você terá problemas para dormir e correrá riscos de acordar no meio da noite, o que afetará a qualidade do seu sono.

 

Evite o tabaco em todas as suas formas e o álcool

O álcool e a nicotina têm efeitos negativos sobre o sono. Estudos têm mostrado que a quantidade de sono profundo diminui se tiver álcool ou nicotina no sangue.

 

Evite os soníferos

Os soníferos podem criar um hábito e não devem ser utilizados por um longo período.

Consulte sempre o seu médico para determinar se há outras maneiras de resolver seus problemas do sono.


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