Fertilidade > Gestante

7 Alimentos que te ajudam a engravidar

Por Redação Doutíssima 26/12/2013

Você sabe que há um monte de regras sobre o que pode e não pode comer uma vez que você fica gravida, mas o que acontece quando você está tentando? Certos alimentos podem melhorar a sua capacidade de fazer um bebê?

Com certeza! Se você está apenas começando sua busca para aumentar a sua família ou que você tenha tentado engravidar por um tempo, aqui estão sete alimentos que aumentam a fertilidade para adicionar à sua dieta agora.

Feijões

feijoes

Sim, sim, ele é um fruto mágico, mas ele também é um alimento de aumento de fertilidade. Pesquisadores da Harvard School os Public Health examinou quase 19.000 enfermeiras que estavam tentando ativamente engravidar e descobriu que a infertilidade era de 39% mais provável em mulheres com o número maior de consumo de proteína animal. Mas as mulheres que comeram uma grande quantidade de proteína vegetal foram substancialmente menos propensos a ter problemas para tentar engravidar. Então jogue o grão de bico em uma salada, ou fazer um chili vegetariano. Não gosta de feijão? Lentilhas, tofu e nozes são boas proteínas de origem vegetal também.

 

Sorvete

Sorvete

Oba! Você leu certo, e nós não estamos falando sobre as variedades de baixo teor de gordura. O estudo nas enfermeiras descobriram que uma ou duas porções diárias de leite integral ou produtos de leite integral (como sorvete!) protegem contra a infertilidade ovulatória. O leite desnatado e com baixo teor de gordura, surpreendentemente, faz o oposto, diz Jorge E. Chavarro, professor assistente de nutrição e epidemiologia na Harvard School of Public Health e autor do livro “A Dieta da Fertilidade”. Especialistas não sabem a razão, apesar do Dr. Chavarro teorizar que a remoção da gordura do leite muda o seu equilíbrio de hormônios sexuais, que por sua vez impede a ovulação. Mas também não exagere, o Dr. Chavarro sugere a substituição de um item de leite com baixo teor de gordura, com um cheio de gordura ( E não se esqueça de compensar as calorias extras em outros lugares em sua dieta.)

 

 

Folhas verdes

300178_M

Espinafre, alface, rúcula, brócolis e outras verduras de folhas escuras são ricas em ácido fólico, uma vitamina B que alguns estudos têm mostrado pode melhorar a ovulação. Não se esqueça de compartilhar a salada com o seu parceiro, os homens que recebem altas doses de ácido fólico produzem espermatozóides mais saudável, potencialmente reduzindo as chances de aborto ou problemas genéticos no bebê. Pesquisadores da Universidade Berkeley da Califórnia realizou uma pesquisa com 97 homens não-fumantes que não tinham antecedentes de problemas de fertilidade e descobriu que os homens que tiveram a maior ingestão de vitamina tiveram uma redução de quase 20 por cento no número de espermatozóides anormais.

 

Sementes de abóbora

semente-de-abobora-23741

Elas são ricas em ferro não-heme, o tipo de ferro encontrado em alguns alimentos vegatais e alimentos enriquecidos com ferro. Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram regurlamente um suplemento de ferro (que é de ferro não-heme) tinham 40% menos probabilidade de ter problemas para engravidar do que aquelas que não tomaram ferro.

 

Pão integral

 

pc3a3o-integral

Carboidratos complexos levam mais tempo do que os refinados para digerir, ajustando a manter o açucar no sangue ( e os níveis de insulina) estável. O que isso tem a ver com ficar grávida? Aumento dos níveis de insulina podem alterar os hormônios reprodutivos. Um estudo holandês que analisou 165 casais que estavam tentando engravidar descobriu que quando as mulheres tinham níveis elevados de açucar no sangue, eles possuíam apenas metade da probabilidade de engravidar durante o estudo de seis meses. Quando você está tentando engravidar, escolha sempre pão integral ao invés do branco, arroz e macarrão integral também.

 

Azeite de oliva

azeite-de-oliva

 

O azeite é uma gordura monoinsaturada, que ajuda a sensibilidade à insulina e a diminuição de inflamação por todo o corpo ( inflamação interfere com a ovulação, a concepção e o desenvolvimento inicial do embrião). Usá-lo em saladas, com um pouco de vinagre balsâmico, ou usá-lo para cozinhar, no lugar da manteiga.

 

Salmão

filesalmao

Este peixe de água fria é rico em ômega 3, o que pode ajudar a regular os hormônios reprodutivos e aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos. Salmão também é menor em mercúrio do que outros peixes gordos. Procure hambúrgueres de salmão na sessão de alimentos congelados na maioria dos supermercados.

 

Evite gorduras trans

gordura

As gorduras trans, que são encontradas em muitos produtos de panificação, alimentos processados, frituras e muito mais, é um alimento que você tem que tomar cuidado quando estiver tentando engravidar. Essas gorduras diminuem a capacidade do organismo de reagir à insulina, o que irá aumentar as chances de uma ovulação irregular.