Guia dos Dentes

Consultas regulares com o dentista: Odontomas

Por Redação Doutíssima 26/12/2013
 13    
Se existe um fator que eu falo constantemente e insisto em pegar no pé de nossos leitores para que sigam é com relação à necessidade das consultas regulares com o dentista que vai poder observar os mais variados fatores e decidir se tudo está certo ou se precisa de tratamento. Hoje vou mostrar para vocês um caso clínico de um paciente que levou seu filho na clínica pensando que estava tudo certo e o dentista identificou um odontoma que estava causando uma série de problemas.
Os odontomas são tumores que são chamados de mistos devido possuírem em sua composição tecido dentário mineralizado de origens diversas como epitelial ou mesenquimal. É um tipo comum de tumores odontogênicos mas alguns autores os consideram como malformações de desenvolvimento (hamartomas). Nos casos que o odontoma está completamente desenvolvido, são contidos de esmalte e dentina e também por polpa e cemento, diferentemente dos estágios iniciais. Podemos ver em vários locais como a wikipédia: detalhes radiográficos, clínicos, causas e tratamentos como nos trechos que coloquei abaixo:
odontoma-11
“Radiograficamente, os odontomas compostos se caracterizam como um conjunto de estruturas semelhantes aos dentes, de forma e tamanho variáveis, envoltos por uma zona radiolúcida, sendo sua imagem patognomônica constituída de dois ou mais dentículos de pequeno tamanho, o que, muitas vezes, faz com que o diagnóstico dessa lesão seja puramente clínico e radiográfico. O odontoma complexo aparece como um amento de volume calcificado com a radiodensidade da estrutura dentária, que também está cercada por uma delgada margem radiolúcida.
odontoma-4
Um dente não erupcionado frequentemente se mostra associado ao odontoma, e o odontoma evita a erupção desse dente. Alguns odontomas pequenos podem estar presentes entre as raízes de um dente erupcionado e não estão associados a alterações na erupção. Os achados radiográficos normalmente são diagnósticos e o odontoma composto raramente é confundido com outra lesão. Um odontoma em desenvolvimento pode mostrar pouca evidência de calcificação e aparecer com uma lesão radiolúcida circunscrita. Um odontoma complexo, contudo, pode ser confundido radiograficamente com um osteoma ou alguma outra lesão óssea altamente calcificada.
Etiologia:
A etiologia mais aceita relaciona-se a traumas, infecção ou pressão no local da formação, causando perturbação no mecanismo genético e controlador do desenvolvimento dentário.
odontoma-22
Características clínicas:
Clinicamente, são detectados mais comumente nas duas primeiras décadas de vida (a idade média no momento do diagnóstico é de 14 anos), não existindo predileção por gênero. A localização mais frequente do odontoma composto é observada na região anterior da maxila, sendo o dente canino o mais envolvido. Apesar dos odontomas compostos e complexos poderem ser encontrados em qualquer sítio, o tipo composto é mais frequentemente observado na maxila anterior; odontomas complexos ocorrem mais na região de molares de qualquer um dos ossos gnáticos. Ocasionalmente, um odontoma pode se desenvolver completamente dentro dos tecidos moles gengivais. A maior parte dos casos de odontoma são assintomáticos e de crescimento lento devido ao seu desenvolvimento auto-limitante, porém, ocasionalmente podem atingir tamanhos consideráveis causando expansão das corticais ósseas. Geralmente, são descobertos em exames radiográficos de rotina, ou quando se investiga o atraso na esfoliação de dentes decíduos ou posição ectópica dos dentes permanentes, estando estes associados à falta de erupção de dentes.

odontoma-33

Tratamento: 
O tratamento para os odontomas é sua total excisão cirúrgica, com prognóstico bastante favorável, sendo raros os casos de recidiva, e a reparação óssea, realizada com certa facilidade. O tratamento deve ser cirúrgico conservador, sendo considerado de fácil remoção devido à facilidade de clivagem. Quando ocorre retenção dentária causada pela lesão, deve-se realizar todo o empenho para preservar o elemento dentário incluso, oferecendo possibilidades para a sua posterior erupção.”
Agradeço ao Doutor Lisandro Delamare Deboutteville, dentista e especialista em ortodontia, por ceder gentilmente o caso que ilustrou nosso artigo de hoje.
Clínica odontológica Odontocorpi – Belém-PA
Av. Assis de Vasconcelos número: 763
Telefone para contato e marcação de consultas: (091) 3230-4788