Medicamentos

5 receitas caseiras para curar a tosse

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

tosse topo

Você já passou por alguma situação constrangedora por causa daquele “cof cof” insuportável ao ponto de ter que se retirar de algum lugar?

Com a mudança das temperaturas, aumentam as crises de tosse que nos incomodam tanto. Saiba como se livrar delas. Confira as receitas caseiras que ajudam a aliviar a tosse:

1 – Chá de alho

Ingredientes: 

– 1 pau de canela
– 2 cravos-da-índia
– ½ litro de água
– 1 dente de alho

Modo de preparo

Ferva durante 5 minutos a canela e o cravo-da-índia em ½ litro de água. Tire a mistura do fogo e em seguida junte o alho amassado, deixando a mistura abafada durante 10 minutos. Por fim, coe e tome duas ou três xícaras da bebida ao longo do dia.

2 – Xarope de cenoura

O xarope de cenoura também é bastante eficaz contra a tosse.

Ingredientes:

– Uma cenoura média
– Duas colheres de sopa de açúcar mascavo ou cristal
– Um recipiente de vidro com tampa
– Um guardanapo de papel ou tecido para cobrir

Modo de preparo:

Lave e raspe a cenoura com uma faca, corte em rodelas finas e coloque no recipiente. Coloque o açúcar mascavo ou cristal em cima, cubra com um guardanapo e águarde 6 horas. Não precisa misturar.
Passado o período de 6 horas, retire os pedaços de cenoura e utilize o xarope. É recomendado tomar uma colher de chá de 3 à 4 vezes por dia.

limao

3 – Chá de limão com mel

Se você não gosta de alho, recomendamos o chá de limão com mel. Esta receita é bem fácil de preparar, além disso, o mel que é ótimo para o tratamento de problemas na garganta. Você vai precisar de:

– 1 limão
– 200ml de água fervendo
– 2 colheres de mel

Misture os ingredientes em uma xícara tome em seguida.

4 – Xarope de tamarindo com gengibre

Ingredientes:

– 70g de folhas frescas de tamarindo
– 140g de raíz de gengibre
– Suco de 3 limões
– 40 g de açúcar ou mel
– Meio litro de água

Modo de preparo:

Dentro de uma panela com meio litro de água, coloque as folhas de tamarindo, o gengibre cortado em fatias finas e ferva em fogo brando, até que a água seja reduzida pela metade. Desligue o fogo e, coe e adicione o suco dos 3 limões à esta mistura. Junte 40 g de açúcar ou de mel e deixe ferver até engrossar. Tome 1 colher de sopa a cada 4 horas.

5 – Xarope de agrião

Para preparar este xarope você vai precisar de:

– 1 maço de agrião
– 1/2 xícara de água
– Uma colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de agrião, em seguida bata as folhas no liquidificador, coe com uma peneira. Adicione o mel e misture bem. Se precisar, bata mais uma vez no no liquidificador para obter uma boa consistência.