Fertilidade > Gestante

7 Conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

Uma vez que você decide começar uma família, a espera é a última coisa que você quer fazer. Apesar da mãe natureza ter uma mãozinha no tempo, há algumas coisas que você pode fazer – ou não – para ajudar a aumentar as suas chances de como engravidar o mais rápido possível. Dê uma olhada nas sete dicas dos especialistas:

como engravidar

Como engravidar rapidamente:

1. Faça um check up pré-concepção

Antes de começar oficialmente a tentar, realize um check-up. Pergunte ao seu médico como engravidar,  mas principalmente sobre as vitaminas pré-natais que têm ácido fólico, que ajuda a proteger contra alguns defeitos congênitos, como espinha bífida. O ácido fólico funciona durante os primeiros estágios da gravidez, então é por isso que é importante para se certificar de que você está recebendo ácido fólico suficiente, mesmo antes de engravidar.

“Faça esse ciclo antes que você comece a tentar”, diz Paula Hillard, professor de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Stanford nos Estados Unidos. “Se você tem algum problmea médico subjacente, ele precisa estar sob controle para que você possa engravidar com segurança.”

2. Conheça bem o seu ciclo e saiba como engravidar

Quanto você sabe sobre o seu ciclo menstrual? A sua compreensão realmente ajuda você a saber quando você está mais fértil, diz Hillard. A ovulação é o melhor momento para engravidar. “Este é o momento de se concentrar em ter relações sexuais”. diz Hillard.

Kits de previsão de ovulação também podem ajudá-la a prever o melhor momento para engravidar, diz James Goldfarb, diretor do serviço de infertilidade na Clínica Cleveland, em Cleveland nos Estados Unidos. Eles além de ajudar a garantir que você está ovulando, “se você está tendo relações sexuais frequentes, ele indica quando é melhor para aumentar as suas chances de engravidar”, diz o especialista.

Veja como engravidar: o primeiro dia do seu período menstrual é considerado um dia. “Iniciar o teste no dia nove e continue até obter um positivo”, aconselha Joanne Piscitelli, professora de ginecologia na Universidade Duke em Durham. As mulheres com um ciclo de 28 dias tendem a ovular no dia 14. Mas muitas mulheres possuem ciclos mais curtos ou mais longos, então o kit pode te ajudar a ter certeza.

E se você estiver usando algum controle de natalidade? Você precisa esperar um pouco antes de tentar engravidar? Não seja por isso, segundo Goldfarb “Anos atrás, a sabedoria convencional era ter que esperar algum tempo após a interrupção do anti-concepcional para tentar engravidar, mas isso não é mais verdade, você pode começar a tentar conceber logo quando parar o anti-concepcional”.

3. Não se preocupe com as melhores posições de como engravidar

Há muitos mitos sobre as melhores posições para engravidar, mas eles são apenas mitos. Não há realmente nenhuma comprovação científica dizendo que a posição papai e mamãe é melhor do que a mulher estar no topo quando se trata de maximizar suas chances de fazer um bebê.

“Muito raramente, o colo do útero de uma mulher está em uma posição incomum onde algumas posições podem fazer diferença” diz Goldfarb.

4. Deite-se logo depois da relação

Você já deve ter escutado isso – ficar deitado na cama com os pés no ar depois do sexo aumenta as suas chances de engravidar. O veredicto? Não é ( totalmente) verdade!

“É um bom conselho sim permanecer deitada na cama por 10 a 15 minutos depois da relação sexual, mas você não precisa manter os pés no ar,” diz Goldfarb.  “Sua pélvis não vai se mover quando você colocar as pernas pro ar.”

5. Não exagere

Ter relações sexuais todos os dias que cai durante o período da ovulação não vai necessariamente aumentar suas chances de engravidar. “Em geral, todas as noites durante a época da ovulação ajuda a aumentar a sua sorte de engravidar”, diz Goldfarb. Os espermatozóides podem viver até 72 horas depois da relação sexual. A melhor sugestão é ter sexo regularmente – quando você está ovulando e quando você não está.

Falando de esperma, “vestir roupas apertadas podem afetar negativamente a contagem de esperma”, diz Piscitelli. Os hábitos de telefone celular do seu parceiro também pode comprometer as tentativas. Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility mostrou que o homens que mantiveram seu telefone perto de seus testículos possuíam qualidade de esperma mais pobre.

Ele pode ajudar também ingerindo uma maior quantidade de soja no período. Homens que comem um monte de alimentos de soja têm uma maior concentração de espermatozóides do que homens que não consomem o alimento, de acordo com um estudo publicado online em Reprodução Humana.

6. Dê tchau para o stress

Tente não ficar stressada sobre o fato de começar uma família e se questionando como engravidar todo o tempo. Você pode revirar os olhos se alguém lhe dizer, “Apenas relaxe e isso vai acontecer”, mas o stress objetivo pode interferir com a ovulação. Então, quanto mais relaxada estiver, melhor!

Não importa o que te ajuda a desestressar, desde que seja saudável. “Há algumas evidências de que a acupuntura pode ajudar a reduzir o stress e aumentar suas chances de engravidar”, diz Goldfarb. Apesar do fato de beber muito álcool durante o processo de engravidar não faz bem, uma taça de vinho não vai doer.

como engravidar

7. Mantenha uma vida saudável

O exercício é um hábito saudável – especialmente se ele ajuda a manter o seu peso ideal. Assim, como qualquer outra coisa, não precisa abusar “Exercício exagerado pode provocar uma não ovulação”, diz Goldfarb.

O especialista em como engravidar diz que a melhor maneira de aumentar as suas chances de ficar grávida ao manter a prática de exercício físico é fazer o exercício moderadamente. Uma caminhada rápida de no mínimo 30 minutos, 5 dias por semana, já está suficiente.

Pare de fumar para aumentar suas chances de engravidar, diz Hillard. Além de todos os outros efeitos negativos do fumo à saúde, este péssimo hábito também diminui a fertilidade. “O cigarro afeta os níveis de estrogênio e de ovulação.”

E não se preocupe muito com a sua agenda.”Oitenta e cinco por cento das mulheres ficam grávidas dentro do período de um ano tentando”, afirma Hillard sobre como engravidar.

Aproveite as nossas dicas para engravidar e boa sorte!

 

Informações úteis:

Risco de uso de medicamentos durante a gravidez

Mais sobre este assunto:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

Período fértil

10 dicas para engravidar rápido