A Insolação pode causar morte ou incapacitação permanente se o tratamento de emergência não for providenciado. Ela acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar.
Essa elevação da temperatura corporal pode ocasionar danos ao cérebro e outros órgãos vitais. Por isso mesmo, nosso corpo deve estar bem hidratado e ventilado, veja como tomar todos os cuidados para você não pegar insolação, sintomas e as medidas necessárias caso encontre alguém com os sinais de insolação.
Sinais de insolação
Os sinais de alerta de insolação variam, mas podem incluir:
* Temperatura corporal alta (acima de 39,5 graus)
* Pele vermelha,quente e seca (sem suor)
* Pulsação rápida e forte
* Dor de cabeça latejante
* Tonteira
* Náusea
* Confusão
* Inconsciência
O que fazer ao notar alguém com sinais de insolação?
Caso perceba que alguém apresenta sinais de insolação, providencie alguma pessoa para chamar ao atendimento médico de emergência enquanto você resfria a vítima.
Faça o seguinte:
* Leve a vitima para um lugar com sombra.
* Resfrie a vitima rapidamente, através de qualquer método disponível. Por exemplo, coloque a pessoa numa banheira com água fria ou sob ducha gelada.
* Monitore a temperatura corporal da pessoa e continue seus esforços para resfriá-la até que ela esfrie para baixo de 39 graus.
* Se o atendimento médico demorar, ligue para o hospital para receber mais instruções.
* Não dê bebida alcoólica para a vítima
* Obtenha assistência médica o mais rápido possível
Como se proteger da insolação
* Beber bastante liquido, mesmo que você não esteja com vontade, o apropriado seria água ou água de coco.
* Vista roupas apropriadas, bermudas e camisetas leves, por sinal que seja de tons claros, os escuros vão deixar seu corpo pegando fogo no calor.
* Use protetor solar, mesmo que não vá para a praia, além de cuidar da pele pela insolação, protege também de outras doenças como o câncer de pele.
* Evite fazer atividades físicas muito rigorosas no calor, para evitar problemas ao malhar no calor do verão, a primeira medida é diminuir o ritmo. A intensidade e a duração da atividade física devem ser menores. Tomar cerca de 300 mililitros de água (um copo grande) a cada 20 minutos de atividade física. Procure ficar fora do ar livre quente e escolha as atividades ao ar livre com cuidado.