Clínica Geral

Como se proteger da insolação

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

9

A Insolação pode causar morte ou incapacitação permanente se o tratamento de emergência não for providenciado. Ela  acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar.

Essa elevação da temperatura corporal pode ocasionar danos ao cérebro e outros órgãos vitais. Por isso mesmo, nosso corpo deve estar bem hidratado e ventilado, veja como tomar todos os cuidados para você não pegar insolação, sintomas e as medidas necessárias caso encontre alguém com os sinais de insolação.

Sinais de insolação

pele-queimada-de-sol-300x298

Os sinais de alerta de insolação variam, mas podem incluir:

* Temperatura  corporal alta (acima de 39,5 graus)

* Pele vermelha,quente e seca (sem suor)

* Pulsação rápida e forte

* Dor de cabeça latejante

* Tonteira

* Náusea

* Confusão

* Inconsciência

O que fazer ao notar alguém com sinais de insolação?

pimentao

Caso perceba que alguém apresenta sinais de insolação, providencie alguma pessoa para chamar ao atendimento médico de emergência enquanto você resfria a vítima.

Faça o seguinte:

* Leve a vitima para um lugar com sombra.

* Resfrie a vitima rapidamente, através de qualquer método disponível. Por exemplo, coloque a pessoa numa banheira com água fria ou sob ducha gelada.

* Monitore a temperatura corporal da pessoa e continue seus esforços para resfriá-la até que ela esfrie para baixo de 39 graus.

* Se o atendimento médico demorar, ligue para o hospital para receber mais instruções.

* Não dê bebida alcoólica para a vítima

* Obtenha assistência médica o mais rápido possível

Como se proteger da insolação

foto1saudenovasregrasprotetoressolares

* Beber bastante liquido, mesmo que você não esteja com vontade, o apropriado seria água ou água de coco.

* Vista roupas apropriadas, bermudas e camisetas leves, por sinal que seja de tons claros, os escuros vão deixar seu corpo pegando fogo no calor.

* Use protetor solar, mesmo que não vá para a praia, além de cuidar da pele pela insolação, protege também de outras doenças como o câncer de pele.

* Evite fazer atividades físicas muito rigorosas no calor, para evitar problemas ao malhar no calor do verão, a primeira medida é diminuir o ritmo. A intensidade e a duração da atividade física devem ser menores. Tomar cerca de 300 mililitros de água (um copo grande) a cada 20 minutos de atividade física. Procure ficar fora do ar livre quente e escolha as atividades ao ar livre com cuidado.