Saúde Mental

10 boas resoluções de Ano Novo para você se inspirar

Por Redação Doutíssima 30/12/2013

Ano novo chegando, e a história sempre se repete: começamos a fazer uma lista de resoluções para melhorarmos nossos hábitos no ano que está por vir. O problema é que, entre fazer resoluções e realmente cumpri-las no ano seguinte existe uma grande batalha contra a procrastinação –  afinal, não é fácil mudar hábitos que acumulamos durante nossas vidas inteiras. O Doutíssima separou algumas dicas de resoluções para você se inspirar em 2014, sempre lembrando: o segredo é pensar a longo prazo!

 

ano novo

 

1) Cozinhe mais

Fazer mais refeições em casa é uma das resoluções de Ano Novo mais típicas, mas pode ser um grande desafio se você não é um grande cozinheiro. “Para começar, escolha uma refeição que seja fácil de fazer”, explica Kafi A. Martin, especialista em saúde e estilo de vida e CEO da Island Sweat. Aposte em ovos para o café da manhã (não há nada mais fácil de preparar!) e um frango para o jantar. “Aqui, a chave é não se sobrecarregar tentando cozinhar todos os pratos logo de cara. Escolha primeiro um prato fácil, domine-o e, então, acrescente outro”.

 

2) Coma melhor

Comer mais em casa é a forma mais rápida e fácil de manter uma alimentação saudável. Claro, é inevitável comer fora de vez em quando. Neste caso, peça molhos e coberturas separadamente, que sua comida seja preparada com azeite de oliva, deixe os aperitivos de lado e peça água para beber. Na casas dos amigos, controle a quantidade de comida que você vai comer e dispense as bebidas calóricas.

 

3) Estude mais

Você está cogitando retomar os estudos? Kafi sugere que “anote seu motivo para voltar à escola no topo de cada caderno ou bloco de anotações que você use”. Segundo ela, o lembrete ajuda a manter o foco e motivação mesmo durante aulas e testes difíceis, e também quando os estudos e o trabalho parecem impossíveis de serem realizados ao mesmo tempo.

 

4) Pare de fumar

Uma das resoluções mais difíceis de manter, pois o vício à nicotina não é fácil de ser vencido. Felizes são aqueles que conseguem parar imediatamente! Porém, para outros, esta tarefa pode ser mais facilmente alcançável através de um avanço gradual para se libertar do vício, e não tem problema nenhum nisso! Aposte em produtos que possam ajudar, como adesivos e chicletes de nicotina, ou até mesmo o cigarro eletrônico. Além disso, Kafi pede para “avaliar o que desencadeia seu estresse e controlá-lo antes de tentar se livrar do vício”, pois fumar é um hábito muitas vezes utilizado para diminuir a tensão.

 

5) Mantenha um orçamento

“Um orçamento é como você controla seu dinheiro e garante que ele não irá controlar você”, conta Kafi. Tente enxergar o orçamento como uma liberdade, não como uma forma restrição. Kafi sugere o estabelecimento de uma pequena recompensa mensal para você, uma forma de  presentinho por ter obtido um mês de sucesso.

 

6) Reduza suas dívidas

Reduzir dívidas é um exercício de dedicação e diligência. O primeiro passo é não adquirir mais dívidas, gastando apenas o necessário. Liste todos os seus débitos, do menor ao maior. “Comece pagando as dívidas menores”, sugere Kafi, que explica que o alívio de pagá-las pode motivar você a trabalhar nas suas dívidas maiores também.

 

7) Se organize

Tente jogar fora a maior quantidade de papéis possível, guardando as informações digitalmente. “Com uma cópia eletrônica, você pode se livrar do papel e imediatamente começar a manter seu espaço limpo e organizado”, diz Kafi. Faça uma limpa na sua casa, doando tudo o que você não usar. Compre recipientes de armazenamento de vários tamanhos, organize-os e identifique-os, colocando seus objetos separadamente em cada recipiente. “Designar um espaço para cada item evita que fiquem todos misturados e difíceis de encontrar”, comenta ela.

 

8) Diminua o álcool

Para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, comece observando qual é a situação onde você bebe mais. “Se bebe socialmente, vá a menos eventos onde os outros estão bebendo e faça mais atividades físicas, como patinação ou caminhadas”, sugere Kafi. “Dessa maneira, você continua com as suas interações sociais, mas não onde o comportamento comum é beber”.

 

9) Pratique mais exercícios físicos

“Para entrar em forma, você precisa se envolver com uma atividade que ama, em um momento em que esteja completamente focada em você, e só em você”, aconselha Kafi. “Separe uma hora todos os dias apenas para você. Nessa hora, faça a atividade esportiva de que mais gosta”. Se você não gosta de praticar algum exercício (como correr), não se obrigue a fazê-lo. Aposte em alguma outra atividade que te dê prazer, como dança, patinação, bicicleta ou até mesmo caminhadas. Se você gosta de esportes, se inscreva em algum time. Se prefere ao ar livre, faça caminhadas ou ande de bicicleta!

 

10) Passe mais tempo com a família

O segredo para passar mais tempo com sua família é fazer planos com antecedência e achar um programa divertido, que agrade a todos. “Revezem na hora de escolher uma atividade que todos possam fazer e estabeleça um momento específico toda semana”, sugere Kafi. “Mesmo se for uma noite de jogos em casa, coloque o evento no seu calendário para que você não marque nada para o mesmo horário por acidente”.

O Doutíssima deseja a todos um ótimo 2014, cheio de boas resoluções realizadas!