Filhos

5 Cuidados especiais com bebês prematuros

Por Redação Doutíssima 30/12/2013

rbma_0019

Uma gestação comum normalmente dura em torno de 37 a 42 semanas. Mas existem vários fatores que podem anteceder o nascimento dos bebês prematuros, como hipertensão arterial, diabetes, má formação do feto, entre outros. A criança que nasce prematura não está ainda desenvolvida, e exige alguns cuidados especiais dos hospitais e dos pais, desde a amamentação até na hora de dormir. Pensando nisso, vamos mostrar os 5 cuidados que você tem que ter quando o seu bebê nascer prematuro, confira.

1- Amamentação

recem-nascido-18-cuidados-essenciais-6

Uma das dificuldades dos bebês prematuros é na hora da amamentação, por não terem força de sucção para se alimentar, além da prematuridade do sistema digestivo. Apesar de nem sempre poder mamar diretamente no peito logo quando nasce, ele não pode, de forma alguma ser privado desse alimento nutritivo para ele. É recomendável que a mão ajude nessa hora, fazendo o bombeamento do leite, não só para alimentar a criança, mas também para impedir que ele seque, e mais pra frente o bebê pode ser amamentado de forma tradicional.

2- Moleira

index-grande

Conhecida como moleira ou fontanela bregmática, é uma abertura provisória dos ossos que formam a calota craniana. Com o tempo, ela vai se fechando até a oclusão total, que ocorro em torno de 18 meses. Isso requer muito cuidado com o bebê nessa parte da membrana, praticamente são as mesmas que a de um bebê normal: atenção para evitar traumatismos e pressões muito fortes no local.

3- Vínculo com a mãe

bebe_prematuro1

O bebê prematuro, após o nascimento, pode precisar passar alguns dias, semanas ou até meses na UTI neonatal, o que pode prejudicar o vínculo afetivo com os pais. Mas cada vez mais maternidades têm usado o “método canguru” para estimular o vínculo afetivo entre mãe e filho. O procedimento é simples e consiste em manter a criança em contato pele a pele no peito do adulto pelo maior tempo possível, o método estimula o sistema sensorial do recém-nascido, eleva a oferta do leite materno diminuindo os riscos de contrair infecções e ainda ajuda no controle térmico do bebê.

4- Temperatura

Agasalhe o bebê apenas o suficiente para a temperatura, sem exageros

A temperatura corporal dos bebês prematuros costuma ser mais baixa dos que são de nove meses. Embora ele nasça com mais pelos pelo corpo, uma estratégia natural para mantê-lo aquecido, o seu sistema nervoso central ainda não está totalmente desenvolvido e por isso a regulação da temperatura torna-se uma tarefa difícil. Portanto é fundamental agasalhar bem o prematuro para mantê-lo aquecido. Só não exagere pois o superaquecimento da criança também é prejudicial.

5- Sono

17112_ext_arquivo

A bem pouco tempo atrás, acreditava-se que a melhor posição para o bebê dormir era de lado, pois isso evitava que ele afogasse caso tivesse refluxo. Em 2009 especialistas mostraram que dormir de barriga para cima reduzia 70% os riscos de morte súbita. O problema é mais comum entre bebês prematuros, devido à imaturidade do sistema respiratório da criança. Por isso, procure deixar o bebê virado para cima e vigiar as primeiras noites de sono fora do hospital.