Primeiros Socorros > Saúde Mental > Tabagismo

Como parar de fumar: mudança comportamental

Por Redação Doutíssima 30/12/2013

f_103535

As etapas do modelo de mudança comportamental (modelo transteórico), criado pela University of Rhode Island entre os anos 70 e 80. Carlo DiClemente e James Prochaska descobriram que quando fumantes ou pessoas com outros vícios/maus hábitos mudam seu comportamento com êxito, a conquista não acontece de uma vez, mas sim em etapas. O progresso durante as etapas varia para cada indivíduo.

 

PRÉ-CONTEMPLAÇÃO

A pré-contemplação é a etapa em que o fumante não deseja mudar seu hábito em um futuro próximo. O fumante no estágio de pré-contemplação pode defender seu mau hábito e não acredita que isto é um problema. Se alguém dá um conselho sobre como parar de fumar, ele pode ficar defensivo e descartar qualquer ajuda. Provavelmente, ele não percebe ou mal percebe que é viciado em nicotina e que isto é problemático. A comunidade dos Alcoólicos Anônimos descreve esta etapa como “negação”.

 

CONTEMPLAÇÃO

A segunda etapa, a contemplação, é quando o indivíduo percebe que existe um problema e começa a pensar seriamente sobre se livrar do hábito. Durante a etapa de contemplação, o fumante pode pensar nos pós e contras de parar de fumar. Provavelmente, ele estará com medo de enfrentar a vida sem esta “muleta”, mesmo sabendo que tem muito a ganhar se parar. Sua mente viciada dará desculpas para continuar a fumar, que deverão ser superadas por sua mente racional. A etapa de contemplação pode durar algumas semanas ou o fumante pode acabar ficando preso para sempre nela, sem nunca parar de fumar e ir para a próxima etapa.

 

PREPARAÇÃO

Nesta etapa, o fumante está se preparando para mudar. Ele pode começar a tentar fazer pequenas mudanças, como mudar a marca dos cigarros para uma que ele não gosta tanto ou deixar para fumar seu primeiro cigarro mais tarde. Provavelmente, ele pesquisará para saber o que pode ajudá-lo e pode ligar para um serviço de auxílio para obter informações. Ele pode começar a falar sobre seu comprometimento em mudar.

 

nexcare_parar_de_fumar

 

AÇÃO

A quarta etapa é a da ação, que envolve as mudanças de comportamento mais visíveis e requer um enorme comprometimento. Um fumante que chegou à etapa da ação acredita que tem capacidade para mudar e usará diversas técnicas para evitar fumar. Provavelmente, ele traçará um plano para evitar riscos de recaídas, como não encontrar com amigos fumantes. Ele também pode evitar atividades como tomar bebidas alcoólicas que podem tentá-lo a fumar. Ele poderá abrir-se para ofertas de ajuda, além de buscar o apoio de outras pessoas.

 

MANUTENÇÃO

A etapa de manutenção acontece quando o novo ex-fumante está tentando não voltar a fumar e evitando situações que podem provocá-lo a fumar novamente. Ele estará adquirindo novas habilidades e métodos de enfrentamento para usar em situações que, anteriormente, o faziam pegar um cigarro. Para obter êxito na etapa de manutenção, o ex-fumante deve estar sempre atento aos seus objetivos e reconhecer que deixar hábitos antigos pode demorar bastante, mas que ele resistirá à tentação quando pensar em fumar.

 

CONCLUSÕES

Evitar recaídas envolve a criação de novos hábitos e muitos fumantes terão escorregadas durante o percurso da mudança. Sofrer uma recaída pode desencorajar o fumante, mas aqueles que conseguiram largar o hábito, geralmente, passam diversas vezes pelas mesmas etapas até conseguirem permanecer na etapa de manutenção.