Guia dos Dentes

Confira dicas para higienizar a sua coroa de porcelana

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

Se você danificou um dente e ele não foi totalmente perdido, uma coroa pode ser usada para restaurar a forma, aparência e função originais. Ela nada mais é do que um dente oco e artificial utilizado para cobrir o que está deteriorado. Esse método busca manter a boa aparência do sorriso e é muito utilizado, mas precisa de alguns cuidados.

coroa-doutissima-shutterstock

Dentista é quem irá indicar a necessidade e o material da sua coroa. Foto: Shutterstock

 

Coroa pode ajudar a tornar seu sorriso mais bonito

Essa técnica é uma restauração artificial que encaixa um substituto oco sobre a parte restante de um dente quebrado ou danificado, dando-lhe a forma de um dente natural. Ela também pode ser utilizada por outras razões, como melhorar a aparência, proteger um dente ou local específico e firmar a dentadura.

 

As coroas são feitas a partir de vários materiais. Geralmente, o dentista irá indicar o mais apropriado para sua coroa considerando qual dente precisa de reparação. Atualmente os disponíveis são porcelana, cerâmica, metal ou uma combinação entre eles.

 

Quando feitas de porcelana, as coroas costumam ter excelente durabilidade. É o que indica um estudo realizado pela Medical University at Innsbruck e publicado no International Journal of Prosthodontics. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores monitoraram mais de 1,3 mil coroas de porcelana colocadas entre 1987 e 2009.

 

Ao longo de 21 anos, os cientistas observaram as taxas de sobrevivência das coroas. Eles notaram que ao final de cinco anos 97,3% delas continuavam intactas e que a queda dessa porcentagem não foi tão significativa nos períodos seguintes – 94% aos 10 anos, 85,8% aos 15 anos e 78,5% aos 20 anos.

 

Acontece que mesmo sendo um método confiável, é importante ter cuidados para garantir toda essa durabilidade.

 

Cuidados com a coroa nos dentes

As coroas não exigem cuidados especiais além daqueles que você costuma ter com o restante dos dentes. É importante adotar bons hábitos, como escovar os dentes e passar fio dental diariamente.

 

Um dos principais motivos ocasionam a necessidade de troca das coroas são as cáries. As coroas em si não costumam ser afetadas, mas o dente que está abaixo dela sim. Por isso se você quiser preservar sua saúde bucal e também a durabilidade da coroa, dar atenção à higiene é fundamental.

 

Além disso, é possível que o dentista também prescreva um gel de alta concentração de flúor para ser utilizado todas as noites – principalmente se há alto risco de cáries se desenvolverem. Observe também se a coroa se encaixa perfeitamente sobre o dente – caso isso não esteja acontecendo, há chances de bactérias e deterioração – ou se apresenta um odor incomum. Nesses últimos dois casos, fale com seu dentista.

 

Pode acontecer ainda de as coroas caírem, normalmente em razão de ajuste inadequado. Caso isso ocorra, coloque-a em um saco plástico seguro e leve-a para seu dentista, que decidirá como proceder.

Se você não tiver alternativa e precisar recolocá-la, não esqueça de limpar bem o interior antes de fazê-lo. Para isso, use um palito de dente para afrouxar e remover quaisquer detritos que estejam presos, e um cotonete molhado para terminar a limpeza.

 

É recomendável que a recolocação seja feita por um profissional especializado – principalmente se ela não estava bem ajustada ao dente, caso em que talvez seja preciso, inclusive, trocá-la. Por isso, contate seu dentista imediatamente e tente agendar uma visita para o mais breve possível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!