Filhos

Aprenda a técnica 1-2-3, desenvolvida para disciplinar criança

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

Disciplinar uma criança pode ser um grande desafio para os pais. Em determinadas idades isso é quase impossível, resultando em estresse e frustração. A técnica 1-2-3 promete ser uma solução para esse problema. Com abordagem simples e de acordo com estudos de comportamento infantil, ela é considerada bastante eficaz por muitas pessoas.

 

Como funciona a técnica 1-2-3

A técnica 1-2-3 foi desenvolvida pelo psicólogo clínico Thomas Phelan, especialista de renome internacional quando o assunto é disciplina e déficit de atenção. Em seu livro Phelan descreve uma abordagem para disciplinar crianças de 2 a 12 anos de idade. A grande vantagem é que ela é muito simples de aprender e seguir.

crianca-doutissima-shutterstock

Método é positivo para disciplinar as crianças e aumentar o bem-estar dos pais. Foto: Shutterstock

Quando uma criança se comporta mal, ela deve receber dois avisos antes de sofrer um castigo. O “1-2-3” refere-se a como essas advertências são dadas. Após a primeira advertência, um pai deve indicar ao filho que “isso é um”.

 

Caso o comportamento persista após cinco segundos, um novo aviso é dado seguido de um “isso é dois”. Finalmente, se houver teimosia, o pai diz “isso é três” e então aplica o castigo.

 

Os castigos podem ser algo como ir para o quarto, por exemplo. Segundo o autor, eles devem durar um minuto por ano de idade dos pequenos – ou seja, uma criança de três anos fica três minutos de castigo e assim sucessivamente. Concluído o castigo, não há mais discussão sobre mau comportamento. Segundo o psicólogo, se um pai não reage emocionalmente à desobediência de um filho ele não consegue lutar contra esse problema.

 

E se eu aplicar a técnica do 1-2-3, chegar ao 3, mandar meu filho para o quarto e ele desobedecer? Nesses casos Phelan sugere que se faça uso de uma consequência alternativa, como ficar sem sobremesa, televisão, celular computador etc. – tudo depende da idade do pequeno.

 

Isso realmente funciona para disciplinar criança?

A força da técnica 1-2-3 está na sua simplicidade. Muitas vezes, quando o pai confronta o mau comportamento do filho, há explosão de sentimentos como raiva e frustração externados com gritos, broncas ou críticas. Essa técnica busca oferecer uma nova abordagem, evitando que os pais ajam desproporcionalmente e focando apenas na disciplina.

 

Além disso, esse método não envolve discussões. Em outras palavras, evita que palavras sejam ditas no calor do momento e prejudiquem a relação entre pais e filhos, aumentando a “rivalidade de poder” entre eles.

 

Em meados dos anos 90, uma província canadense empregou sessões do programa 1-2-3 em um público pré-definido, como parte do Programa de Desenvolvimento da Criança e Jovens. Os resultados mostraram que mais de 90% dos pais ficaram satisfeitos com o método e notaram uma diferença significativa no comportamento de seus filhos.

 

Recentemente o Hospital for Sick Children, um dos maiores de Toronto, no Canadá, concluiu um estudo controlado que analisou 220 famílias treinadas para usar a técnica com seus filhos de três a quatro anos de idade. Mais uma vez os resultados foram positivos, já que os pais relataram sentirem-se melhores sobre si mesmos e menos estressados, deprimidos e irritados.

 

Caso você esteja enfrentando problemas para disciplinar seu filho, vale a pena tentar esse método. Ele é capaz de ser positivo tanto para disciplinar as crianças quanto para aumentar o bem-estar dos pais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!