Primeiros Socorros

Veja dicas sobre como agir em caso de batidas na cabeça

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

Pessoas de todas as idades estão sujeitas a batidas na cabeça. Raramente elas resultam em danos cerebrais permanentes, mas em alguns casos os efeitos de uma simples batida podem ter reflexos a longo prazo. É importantíssimo evitar os riscos desse tipo de acidente, principalmente quando ele envolve crianças.

 

Batidas na cabeça podem ser graves

As batidas suaves geralmente resultam em dor leve, que costuma diminuir rapidamente. Acontece que quando há uma batida grave, ela pode ser potencialmente perigosa e até mesmo fatal. A gravidade do choque é capaz de ser determinada pela força e pela localização do golpe – e quando ele ocorre na parte temporal pode ser particularmente perigoso.

batidas-na-cabeca-doutissima-shutterstock

É recomendado um período de observação de 24 horas logo após uma batida na cabeça. Foto: Shutterstock

Os médicos costumam classificar as lesões na cabeça em três categorias com base nos sintomas: leves, moderadas ou graves. As lesões leves são aquelas em que não há ferimento exterior, tampouco perda da consciência – em geral a pessoa é capaz de vomitar uma ou duas vezes, e queixar-se de dor de cabeça.

 

As lesões moderadas são aquelas em que há perda breve da consciência. Há ainda outros sinais que a indicam, como perda de memória, dor de cabeça, tontura, sonolência, náusea e vômito, confusão e um claro líquido escorrendo do nariz. Saiba que esse fluido não é muco, mas sim aquele que fica ao redor do cérebro e vazou através de eventual fratura no crânio próxima ao nariz.

 

Quando há sérios danos no exterior da cabeça, muitas vezes acompanhados de ferimentos em pescoço, braço, pernas ou outros membros, está-se diante das lesões graves. Nesses casos a maioria das pessoas ficam inconscientes – embora também possam ficar agitadas ou fisicamente agressivas.

 

Pesquisas indicam que certas pessoas são mais suscetíveis a esse tipo de acidente – principalmente crianças e atletas. Segundo um estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia, jogadores profissionais de futebol americano têm três vezes mais chances de morrer em razão de problemas neurológicos do que a população em geral. Vale esclarecer que o futebol americano é conhecido por ferimentos traumáticos na cabeça.

 

Primeiros cuidados: observar é importante

Logo após uma batida na cabeça, é preciso um período de observação de 24 horas para verificar a evolução dos sintomas. Por isso, se for com alguém próximo, não descuide dessa pessoa e caso tenha ocorrido com você peça para um amigo ou membro da família lhe fazer companhia nesse tempo.

 

Se perceber algum sintoma logo após uma pancada na cabeça, é importante buscar atendimento médico imediato. Esses sinais podem ser inconsciência momentânea ou por longo período, dificuldade de permanecer acordado, sonolência por horas após a lesão, líquido claro vazando de nariz ou ouvidos, hemorragia ou hematoma a partir de um ou ambos os ouvidos.

 

É fundamental ainda observar quaisquer danos visíveis ou ferimentos na cabeça. Fique atento também se há problemas de comunicação, como fala arrastada ou dificuldade de compreensão, leitura ou escrita. Problemas de equilíbrio e para caminhar muitas vezes também indicam problemas mais sérios.

 

outros sinais importantes que devem ser checados. Eles incluem fraqueza, perda da sensibilidade em braços ou pernas, problemas de visão, convulsões, perda de memória, dor de cabeça persistente, vômitos, irritabilidade ou comportamento incomum.

 

Caso algum desses sintomas estejam presentes, procure auxílio médico imediatamente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!