Sem categoria

Como evitar náuseas durante a prática de exercício físico

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

A náusea induzida pelo exercício pode acontecer durante um treino ou pouco depois dele. É verdade que às vezes se trata de um sinal de problema como hipoglicemia, ansiedade ou pressão arterial, mas geralmente é um efeito colateral do estresse corporal capaz de ser facilmente prevenido. Com os cuidados corretos é possível prevenir o problema e sentir-se renovado e revigorado após a atividade física.

 

Possíveis causas de náuseas durante o treino

Muitas pessoas pensam que a náusea durante a atividade física ocorre apenas com quem está fora de forma. Acontece que ela também pode aparecer em atletas treinados quando eles estão desidratados, comeram pouco antes do treino ou estão sofrendo de ansiedade ou uma condição mais grave.

exercicio2-doutissima-shutterstock

Cuidados corretos ajudam a prevenir náuseas durante a prática de exercícios físicos. Foto:

Segundo um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition, 93% dos atletas que praticam exercícios de longa duração já experimentaram sintomas como refluxo ácido, náuseas e vômitos durante o treino. Os motivos pelos quais isso acontece podem ser os mais variados.

 

Uma das principais causas desse problema depois de um treino rápido e extenuante é a desidratação. Quando você se exercida o esforço utilizado gera suor e faz o corpo perder umidade e sais. Eles são necessários para manter o equilíbrio corporal.

 

Grande parte das pessoas também apresenta indigestão quando se alimenta perto do treino. É preciso dosar a quantidade e a qualidade – alimentos com elevado teor de gordura são capazes de sobrecarregar a capacidade de digestão e diluir a quantidade de ácido no estômago.

 

Os exercícios de alta intensidade muitas vezes causam esse desconforto porque o corpo se esforça para obter oxigênio suficiente para suportá-lo, processo que causa reflexos no estômago. Em casos extremos, é possível a ocorrência até mesmo de vômitos.

 

Caso a náusea não tenha uma causa aparente depois de você alterar um desses fatores que podem ocasioná-la, é importante buscar um médico. Muitas vezes esse é o sinal de um problema mais sério e, por isso, deve receber atenção profissional.

 

Como evitar náuseas durante um exercício

Algumas dicas podem ajudar a evitar as náuseas durante o treino.  Confira algumas delas.

 

– Café da manhã

 

Se você faz exercício no começo do dia, lembre-se que ao acordar está sem alimentação nas últimas 10 a 12 horas. Com o nível de açúcar inferior ao normal, é possível sentir tonturas e náuseas. Coma uma pequena refeição de uma a duas horas antes do treino.

 

– Hidrate-se

 

Beba água antes, durante e depois de um treino. A recomendação do American College of Sports Medicine é de consumir meio litro de água duas a três horas antes do exercício e 300 ml cerca de 20 minutos antes do treino. Fique atento porque muita água antes de malhar também pode causar náuseas – tente ficar dentro dos limites indicados. Durante e após o treino, é possível hidratar-se à vontade.

 

– Necessidades corporais

 

Preste atenção às necessidades do corpo durante a atividade. Atendê-las reduz as chances de desconforto. Por exemplo, o calor extremo muitas vezes resulta em transpiração excessiva e significa que a hidratação é ainda mais fundamental.

 

– Aqueça

 

Alongamento e aquecimento no começo da atividade permitem que a temperatura corporal se ajuste e que os músculos fiquem aquecidos.

 

– Evolua

 

Faça atividades conforme seu nível de aptidão e de forma lenta aumente a intensidade do treino. O esforço excessivo é uma das principais causas da náusea induzida pelo exercício.