Guia dos Dentes

Odontologia natural: gengibre e os problemas bucais

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

gen-1

Se tem um caminho que a odontologia está tomando que eu adoro é o caminho da medicina e da odontologia natural. A cada dia são descobertos verdadeiros milagres que a odontologia natural pode realizar. Um produto que está fazendo o maior sucesso aqui na Europa é o gengibre que tem várias características benéficas e a que tenho escutado bastante é o seu poder anti-inflamatório, vi um artigo bem legal no blog gengibreanti-inflamatorio que fala um pouco sobre algumas possibilidades do uso do gengibre, inclusive para a saúde bucal.

gen-4

“Cortar uma fatia (como se fosse uma rodela de batata com casca para fritar) e aplicar passando sobre a pele fazendo uma ligeira pressão, sente-se uma um efeito refrescante – tipo gel, até começar a secar e o alivio da dor é quase imediato ou nota-se o desaparecimento total da dor nos casos mais simples. Nos casos difíceis, inclusive zonas com líquido (inchaço), deixar a(s) rodela(s) até cobrir a totalidade da área afetada, sente-se um ligeiro aquecimento que depois vai desaparecendo gradualmente, convém fixar com uma ligadura, meia, etc., para a(s) mesma(s) não saírem do lugar mantendo o contacto direto com a pele na área dorida até o gengibre secar.

gen-2

Nariz inchado, resultado de uma veia interna que se rompeu (ex: ao tirar “macacos” com o dedo) e que acaba por infectar e fica sensível ao toque (parece que se tem uma agulha espetada). Dar a forma ao gengibre de um cotonete (palito) e aplicar no interior do nariz, repetir duas ou três vezes e o nariz volta ao estado normal mais ou menos uma hora após a última aplicação.

Nariz “entupido” constipado, passar uma rodela de gengibre na pele por cima do nariz.

Calos, cortar um canto e moldar o gengibre afim de se adaptar á cabeça do calo, em contacto direto mesmo em ferida aberta,  e fixar calçando uma meia e deixar ficar até o gengibre secar.

Pernas cansadas, aplique rodelas de gengibre passando-as sobre a pele, fazendo uma ligeira pressão em movimentos sempre a iniciar de baixo para cima “em toda a perna”.

Irritação de pele, passar uma rodela de gengibre por cima da zona afetada.

Dor de cabeça, sente-se estressado (não pode ouvir mais barulho, parece que a cabeça vai estourar a qualquer momento) passar uma rodela de gengibre pela “testa” e nas “fontes”.

Dor de dentes, gengivas que sangram, fazer chá de gengibre (por água a ferver e quando atinge o ponto de ebulição aí corta-se o gengibre em pequenos pedaços, tipo cebola picada, a cobrir o fundo de um copo de Whisky e depois mete-se nesse mesmo copo a água a ferver e de imediato tapa-se a boca do copo, só se destapa quando o líquido estiver á temperatura em que o mesmo possa ser bebido:
1 º “Lamba” as gotículas que se encontram na tampa do copo.
2 º Bocheche com a água do chá por toda a boca com maior incidência do lado em que tem a dor de dentes, depois pode deitar fora ou engolir a água do chá.

gen-3

NOTA: Pode aumentar a camada de gengibre no fundo do copo de uma para duas, tem efeito quase imediato a seguir a um ligeiro “adormecimento” das gengivas – efeito de anestesia.”