Guia dos Dentes

Conheça quais os alimentos mais prejudiciais para os dentes

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

Assim como existem os alimentos prejudiciais à saúde, há também aqueles que afetam a aparência e qualidade dos dentes. Conhecidos como cromogênicos, produtos com forte pigmentação ou excesso de açúcar podem danificar a coloração natural do sorriso e ocasionar as cáries.

alimentos-doutissima-shutterstock

Produtos com forte pigmentação ou excesso de açúcar podem danificar os dentes. Foto: Shutterstock

 

5 alimentos e bebidas prejudiciais aos dentes

Confira a seguir 5 alimentos e bebidas a evitar e quais os cuidados para manter a dentição saudável e bonita.

 

Refrigerante

Seja light, zero ou diet, a tentação do refrigerante também danifica a dentição. Os compostos e ácidos presentes na bebida são capazes de corroer o esmalte natural dos dentes a longo prazo.

Café

Você não precisa deixar de tomar o cafezinho de todo dia. Entretanto, a bebida é uma entre os principais vilões da aparência do sorriso, pois é capaz de manchar os dentes de imediato. Nesse caso, procure diminuir o consumo diário para para amenizar as consequências.

Vinho

Apesar de acompanhar queijos e massas muito bem, é preciso ter cuidado ao colocar o vinho na mesa. Composto por substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, a bebida se torna um ácido, podendo causar a corrosão do esmalte dental.

Balas

A grande quantidade de açúcar é o principal motivo pelo qual você deve evitar deixar balas por muito tempo na boca. A situação piora quando o doce é do tipo mastigável, podendo deixar vestígios entre dentes se houver má escovação, o que resulta no aparecimento das cáries.

Frutas secas

 

Mesmo que uvas passas, figos e damascos secos sejam usados como acompanhamento de lanche saudável, esses pequenos fazem um grande estrago em relação ao açúcar que carregam. Além disso, as frutas secas são ricas em fibra de celulose não-solúvel, o que significa que também podem deixar açúcar entre seus dentes.

Invista na alimentação saudável para os dentes

Apesar de existir os alimentos prejudiciais ao sorriso saudável, também há de se considerar que diversos itens do cardápio podem ajudar na manutenção dos dentes. Os peixes favorecem a cicatrização e evitam processos inflamatórios, o leite e os queijos elevam o pH da boca, o que também reduz a reduz a exposição aos ácidos.

Alimentos mais duros, como maçã e cenoura, ajudam na limpeza dos dentes durante a mastigação por meio da pectina, além de evitar a formação de placa bacteriana.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 53% dos brasileiros realiza a higiene bucal com escova de dente, pasta de dente e fio dental.

Enquanto 57,1% das mulheres declararam usar todos os itens nos cuidados com a boca, 48,4% dos homens afirmaram utilizar os artigos. Além disso, o IBGE aponta que 46,8% dos entrevistados não troca as escovas de dente com menos de três meses de uso.

Por isso, entre os cuidados principais com a boca estão a alimentação balanceada e uso do fio dental para retirar impurezas as quais a escova não alcança. Ainda, o uso de produtos à base de flúor pode ajudar a manter um sorriso mais saudável.

Se você sentir dor na gengiva ou notar que a região sangra durante a escova, consulte o seu dentista. Caso tenha percebido um problema recorrente de mau hálito, também procure o profissional. Sintomas como esses geralmente são indicadivos de um problema mais grave.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!