Filhos

4 Sinais de alerta sobre o desenvolvimento da criança que começa a andar

Por Redação Doutíssima 01/01/2014

Quando uma criança começa a andar, ela automaticamente começa a aprender coisas novas regularmente. Andar, chutar, jogar, pular, falar e brincar, tudo faz parte da transição de bebê para criança. A capacidade mental maior e a habilidade de seguir comandos e entender melhor também. Cada criança tem seu tempo de aprendizado, mas há alguns alertas para ficar de olho durante esse crescimento do seu filho.

 

bebê andando

Os primeiros passos do bêbe são também um momento de descobertas para os pais.

 

Regressão

Quando uma criança aprende coisas novas, ela não deve regredir. Se esse for o caso, preste atenção em mais sintomas pois pode ser um sinal de uma doença séria, como autismo por exemplo.

 

A regressão também pode indicar problemas menos graves como ansiedade ou estresse. Uma criança que aprende a andar e depois decide a voltar a engatinhar por exemplo, apresenta sinais de regressão. Ela também pode aparecer em outros aspectos do crescimento da criança como por exemplo na fala e hábitos alimentares.

 

Músculos

Anormalidade nos músculos em uma criança que está aprendendo a andar também pode ser sinal de doença. Dentre eles, desenvolvimento, tônus ou movimento muscular. Uma criança deve aparentar saúde e não parecer magra e fraca, ela deve ter uma massa muscular correspondente ao seu tamanho.

 

Se ela apresentar pouca massa muscular, ela pode ter dificuldades em se mover. Músculos rígidos ou solto demais podem afetar no seu aprendizado também, causando uma instabilidade e inabilidade na hora de andar corretamente. Fique de olho pois estes podem ser sintomas de distrofia muscular ou síndrome de Down.

 

A fisioterapia pode ser uma boa pedida para as crianças que tem pouca massa muscular ou problema de desenvolvimento muscular.

 

pernas bebe

Os pais devem ficar atentos à essa fase de desenvolvimento da criança.

 

Marcos atrasados

A criança normalmente deve atingir certos marcos com o passar do tempo. Por exemplo, uma criança que está no processo de aprendizagem para andar, é esperado que ela fale claramente com 24 meses, que ela comece a correr com cerca de 19 meses, que ela jogue uma bola com 19 meses e chute uma bola aos 22 meses.

 

Geralmente, quando uma criança não atinge estes marcos, pode ser sinal de alguma doença oculta. Lembre-se que um atraso no desenvolvimento não significa necessariamente que há algo errado com ela. Mas se ocorrer, os pais devem levar para uma consulta médica.

 

 

bebe andando

Geralmente, a criança começa a dar os primeiros passinhos por volta dos 9 meses de idade.

 

Andar

É esperado que uma criança na idade de 1 a 2 anos já saiba andar. A maioria começa o processo por volta dos 9 meses e aos 14 meses ela já domina a arte de andar. Há casos de crianças completamente saudáveis e normais que não andam até 17 meses de idade.

 

Não se desespere, como falamos antes, atrasos podem acontecer. Ele pode ser causado até mesmo por falta de oportunidade de praticar, por conta de ficar muito tempo em um balanço ou no colo.

 

Os pais preocupados devem procurar ajuda médica para ajudar no diagnóstico das causas, outra dica é a fisioterapia para bebês que ajuda no ganho de força muscular.

 

 

bebe andando2

Incentive a sua criança a dar os primeiros passinhos.

 

Dicas para estimular o seu bêbe a andar

 

Descoberta
Permita que o seu pequeno faça as suas próprias rotas, procure os melhores caminhos, descubra texturas com os pés e as mãos. 

 

Apoio
Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você. Também pode ajudá-la a ficar em pé na ponta do sofá para que caminhe até a outra, onde você a espera. Usar brinquedos é outra dica. Deixe-os um em um ponto estratégico para que o pequeno vá busca-los. 

 

Ajude com as mãos
Segure as duas mãozinhas do seu filho e vá caminhando junto com ele. Aos poucos, solte uma das mãos até que ele se sinta seguro e você consiga soltar a outra. Tenha calma. Isso pode não acontecer na primeira vez. Segure a ansiedade!

 

Segurança
A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar. Nessa hora, a atenção dos pais será decisiva.

Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

 

Andador 
Esqueça essa ideia! Além de ser responsável por acidentes com crianças, o acessório, diferente do que se imagina, não estimula a criança a andar. Ao contrário. O andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor do seu filho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!