Nutrição

5 Grandes erros ao usar a cafeteira

Por Redação Fortíssima 01/01/2014

1fd83652-3376-40d6-923b-7ee9a4af1f5b_iStock_000026878131Medium

Nada melhor do que começar o dia com aquele cafezinho tradicional, seja ele em casa ou no trabalho, existe toda uma preparação na hora de fazer um café, e não é de menos, cada um gosta de um jeito, mas o que importa é que seja vem feito.

Mas será que você realmente sabe preparar um café? Você pode estar cometendo alguns erros, comuns e que muita gente não sabe.

como-fazer-cafe

Se o café moído na hora que você toma em casa não é tão bom quanto aquele que você toma na sua cafeteria favorita, pode ser que você não esteja usando sua máquina de café corretamente. Evitando os erros abaixo, você pode dizer adeus ao café aguado e amargo, e também pode esquecer as filas para tomar um cafezinho caro, e fora que você pode surpreender sua visita com um delicioso cafezinho, confira os erros.

1-  Usar água quente ou café velho e não usar grãos o suficiente

Use sempre água fria e grãos frescos, senão seu café vai sempre ter um sabor ruim, você deve usar sempre 2 colheres de sopa cheias de café para cada 200 ml de água, isso dependerá do gosto da pessoa, pois alguns gostam de um café fraco e outros mais fortes, mas o comum é 2 colheres de sopa.

2- Não fazer a limpeza

Limpe todas as peças da cafeteira, principalmente aquelas que entram em contato com os grãos. Isso irá eliminar o resíduo oleoso que pode afetar o sabor do seu café.

3- Nunca fazer a descalcificação

Assim como em outros equipamentos, os depósitos de minerais se acumulam e obstruem o interior da máquina. Isso aumenta o tempo de preparo e muda o sabor do café. A descalcificação deve ser feita de vez em quando para limpar as obstruções causadas pelos depósitos de minerais. Primeiro, remova o filtro de carvão, caso sua cafeteira tenha um. Depois, encha o reservatório até a boca com 1/3 de vinagre branco e 2/3 de água, e deixe a máquina realizar o ciclo.

4- Não trocar a água do reservatório

Se sua cafeteira está parada há mais de uma semana, deixe-a realizar alguns ciclos para limpar os resíduos da água velha do reservatório interno.

5-Usar os grãos muito tempo após a compra

Se sua máquina serve apenas uma xícara por vez, compre o café suficiente para dois meses apenas. Os grãos podem estar fechados a vácuo, mas ainda assim o sabor e o aroma podem sofrer degradação.