Relacionamento

Aprenda a ser um amigo melhor

Por Redação Doutíssima 01/01/2014

three-year-old-friends

Nem sempre é fácil ser um bom amigo. As pessoas podem nascer com o dom de conversar ou ouvir, mas isso não significa que nasceram para se comunicar efetivamente ou escutar o outro. Mas você pode desenvolver essas habilidades e esforçar-se para se tornar um amigo melhor. O desejo de ser um amigo melhor vai ajudá-lo(a) a alcançar esse objetivo.

 

6 Dicas para tornar-se um amigo melhor

1 – Preste atenção quando seu amigo estiver falando.

Isso é muito importante numa amizade. Você pode achar que presta atenção, mas essa habilidade nem sempre é tão fácil quanto parece. Escutar requer foco. Você deve prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo. Se puder resumir a ideia central do que o seu amigo está dizendo, então está escutando, caso contrário estará ouvindo as palavras, mas não prestando atenção.

 

2 – Estenda a mão para seu amigo.

É fácil adquirir o hábito de deixar a outra pessoa tomar a iniciativa nas atividades. Você fortalecerá a amizade se convidar seu amigo para os eventos em vez de esperar sempre que ele o(a) convide.

fazer-amigos-30

 

 

3 – Seja verdadeiro(a).

Guarde a falsidade para os conhecidos — deixe seu amigo saber como você é realmente. Isso não significa que você deve chegar na casa dele sem ter escovado os dentes e usando chinelos. No entanto, os amigos devem estar suficientemente à vontade um com o outro para relaxar. Se você está de mau humor ou de bom humor, diga a ele. Isso implicitamente induz seu amigo a também ser verdadeiro com você.

 

4 – Aprenda a pedir desculpas.

Ninguém está livre de cometer erros ou de magoar alguém sem querer. O verdadeiro pedido de desculpas é aquele que não procura pretextos para o comportamento. É um meio de tocar o coração de seu amigo e pedir perdão. Se você cometeu algum erro, mostrará que é um verdadeiro amigo ao pedir desculpas sinceras.

 

5  – Evite mentir.

Amigos devem ser honestos um com o outro. Se o seu amigo pergunta por que você não vai à festa dele, por exemplo, não minta dizendo que pegou uma gripe quando na verdade você simplesmente não está se sentindo sociável. A amizade, para sobreviver, precisa de um alto grau de confiança; se o seu amigo descobre que você está mentindo, sua amizade poderá ficar permanentemente abalada.

 

6 – Dê apoio emocional.

Se o seu amigo está passando por uma dificuldade, dê-lhe mais apoio ainda. Isso não significa que você deve largar tudo e sair correndo para salvar seus amigos. Isso nem sempre é possível e pode nem ser a melhor maneira de resolver as coisas. Mas grande parte da amizade consiste em poder contar com os amigos quando necessário e ajudá-los quando eles estiverem em dificuldades.