Nutrição

Os 5 melhores alimentos que você não está comendo

Por Redação Doutíssima 01/01/2014

alimento

MELHORE A SUA SAÚDE A CADA MORDIDA NESTES SUPERALIMENTOS MENOS CONHECIDOS.

Mesmo se você for o garoto-propaganda da alimentação saudável, no final das contas vai se cansar do chá verde, amêndoas e iogurte grego. E isso é bom, porque o seu supermercado local está repleto de superalimentos menos conhecidos que contém um nível elevado de nutrientes — e merecem um lugar no seu prato.

 

Aqui estão cinco alimentos subvalorizados que você deve consumir, além de maneiras fáceis de incluí-los em sua dieta diária.

levedura

LEVEDURA NUTRICIONAL

Também conhecida como nooch, a levedura nutricional é uma levedura desativada, de maneira que não cresce durante o cozimento. Seu sabor queijo e acastanhado torna-a um ótimo molho saudável para saladas ou cobertura para salgadinhos como pipoca.

  • POR QUE ELA É SAUDÁVEL: A levedura nutricional é uma fonte rica de vitamina B12, um nutriente que aumenta a sua energia, protege o seu cérebro, e promove pele, cabelo e unhas saudáveis, afirma Lainie Cooper, uma nutricionista localizada em Denver. Ela também é uma proteína completa (uma fonte de proteína como a carne, ovos e leite que contém os nove aminoácidos essenciais), por isso é um ótimo complemento para dietas vegetarianas e veganas.
  • COMO CONSUMI-LA: Misture 1-2 colheres de sopa em molhos, sopas, ou frituras para adicionar um sabor rico e uma porção rica em proteínas sem muitas calorias adicionais (duas colheres de sopa têm cerca de 60 calorias).

 

SEMENTES DE CHIA

Originalmente famosa por sua capacidade de brotar em animais de argila de aparência engraçada, as sementes de Chia estão retornando—dessa vez para as mercearias. Essas sementes pretas em miniatura praticamente não têm gosto, mas são um complemento de textura agradável para saladas e sopas.

  • POR QUE ELAS SÃO SAUDÁVEIS: Uma única porção de sementes de chia oferece uma boa dose de antioxidantes, proteínas, fibras, zinco, ferro e gorduras ômega 3 — em apenas 140 calorias. As altas doses de ômega 3 da Chia podem ajudar a reduzir inflamações, tratar ou prevenir a ansiedade e a depressão, e até mesmo retardar o processo de envelhecimento, afirma Cooper. Você não precisa moer as sementes de chia para obter o máximo de benefícios, e as sementes não estragam rapidamente, tornando-as muito mais convenientes do que a linhaça.
  • COMO CONSUMI-LAS: Espalhe as sementes de chia em cereais, iogurte, saladas… praticamente em qualquer alimento! As sementes formam um gel quando misturadas a líquidos, por isso são ótimas para smoothies espessantes, molhos de saladas e sopas.

kefir

KEFIR

Similar ao iogurte no sabor, esta bebida láctea fermentada é como um smoothie espesso repleto de proteínas.

  • PORQUE ELE É SAUDÁVEL: As proteínas completas no kefir são facilmente digeridas, por isso mesmo as pessoas intolerantes à lactose podem consumir a bebida. Uma vez que o produto está repleto de bactérias boas para o intestino chamadas probióticos, o kefir tem demonstrado melhorar o sistema imunológico, o equilíbrio da digestão, e até mesmo reduzir o colesterol. Ele também uma excelente fonte de vitamina D e cálcio, afirma Gina Casagrande, nutricionista e instrutora de bem-estar.
  • COMO CONSUMI-LO: Despeje o produto em um copo para um café da manhã leve ou lanche lácteo. Tome cuidado apenas com o seguinte fato: Uma vez que o kefir está repleto de probióticos saudáveis, pode ser necessário você desenvolver uma certa tolerância ao produto. Comece com um copo pequeno (cerca de metade de uma xícara) e aumente a quantidade em intervalos de poucos dias.

CÂNHAMO

O cânhamo — disponível em sementes, nozes, proteínas em pó e óleos — pode ser facilmente adicionado a suas refeições favoritas para aumentar o valor nutricional.

  • PORQUE ELE É SAUDÁVEL: O óleo de cânhamo é mais carregado de ácidos graxos essenciais (ômega 6 e ômega 3) do que qualquer outro óleo. Essas gorduras “boas” podem ajudar a reduzir risco de doença cardíaca, diabetes, Alzheimer, e uma série de outras doenças crônicas. O cânhamo também possui todas as proteínas (mais uma vez, o tipo com os nove aminoácidos), tornando-se uma excelente opção para os vegetarianos e veganos, afirma a nutricionista Torey Jones, R.D.
  • COMO CONSUMI-LO: Misture duas colheres de sopa de sementes de cânhamo em sua aveia ou fritura. Ou adicione-o a um smoothie para uma dose adicional de proteína.

alho negro

 

ALHO NEGRO

Com um sabor menos picante e quase duas vezes mais antioxidantes do que o alho fresco, o alho negro—alho envelhecido fermentado—pode ser a melhor comida feia que você consome.

  • PORQUE ELE É SAUDÁVEL: Os antioxidantes poderosos no alho negro protegem as células contra doenças e podem até mesmo ajudá-lo a ficar mais jovem por mais tempo. “À medida que envelhecemos, ‘enferrujamos’ devido à utilização de oxigênio pelo nosso corpo para metabolizar os alimentos, sol, fumaça, poluição e muitos outros fatores”, afirma Casagrande. “Os antioxidantes podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento, impedindo a formação da ‘ferrugem’”.
  • COMO CONSUMI-LO: O sabor suave e adocicado do alho negro torna-o um superalimento versátil — adicione-o em qualquer receita em que você pode usar alho fresco, de massas a sopas e ensopados. A melhor parte? Sem o bafo de alho.