Guia dos Dentes

Tumor: a história do homem elefante

Por Redação Doutíssima 01/01/2014

homem-2

Vi um documentário sobre a história do chinês Huang Chuncai, conhecido como homem elefante que tem o que é chamado de neurofibroma. Um tumor localizado no rosto e que cresce  cada vez mais desde a sua infância.

O tumor apresenta características muito grandes e alterou completamente o rosto, dificultando o crescimento normal da face e do corpo como um todo. Ele consegue ouvir e falar, mas com muita dificuldade. O homem elefante deixou a escola muito pequeno devido as constantes implicâncias das outras crianças. Há alguns anos, o homem elefante vem sendo submetido a diversas cirurgias para remoção do tumor que é extremamente vascularizado e perigoso de ser removido.

homem-3

O que é o neurofibroma?

– Um tumor com características benignas e relativamente comum.

– Pode ocorrer isoladamente ou associado à neurofibromatose que é uma doença genética autossômica dominante. A neurofibromatose pode ser do tipo 1 ou do tipo 2, sendo a tipo 2 de caráter mais grave mas por sorte mais rara.

Os sintomas:

– Os neurofibromas podem envolver pequenos nervos da pele e aparecem como pequenas saliências.

– Os neurofibromas podem ser limitados a grandes nervos e produzir elefantíase, ou ampliação de partes do corpo afetadas.

De acordo com alguns sites que estão divulgando o caso, Huang está muito feliz e esperançoso com as cirurgias mesmo sabendo que se trata de cirurgias complicadas e com risco de morte real. O homem elefante já fez mais de uma cirurgia e em cada uma removeu vários quilos do tumor o que lhe deu melhor qualidade de vida.

homem-1

Os médicos dizem que é muito complicado dar um prognóstico que possa ser confiável mas disseram que continuariam tentando até remover o máximo possível do tumor. De acordo com os médicos: “o tumor é muito grande e há muitos vasos sanguíneos. Isso tornará a cirurgia ainda mais complicada. Se não conseguirmos estancar o sangramento durante a intervenção, Huang morrerá.”

O tumor dificultou muito a vida do homem elefante que relata ter tido muitas tristezas na vida e coloca todos os seus sonhos futuros nas cirurgias.

homem-4

É claro que o caso do homem elefante é um caso extremo que associa um tumor de grande desenvolvimento com um paciente de família pobre e sem informação que não teve o cuidado de levar a criança ao médico ou dentista em fases iniciais do tumor. São várias as pessoas que se apresentam com a mesma realidade e que estão com doenças graves e nem sabem. A maioria dessas pessoas acabam falecendo e não consegui saber se o homem elefante ainda está vivo ou se ele não resistiu às cirurgias. Quem tiver alguma novidade sobre ele pode nos avisar.