Relacionamento

7 Amigos que toda mulher precisa ter

Por Redação Doutíssima 02/01/2014

amigos

De acordo com um estudo realizado durante 10 anos com pessoas idosas em Adelaide, Austrália, amizades satisfatórias proporcionam a longevidade, melhor do que até mesmo os laços familiais e podem proteger contra a obesidade, depressão, doenças cardíacas entre outros problemas de saúde. “Quando as mulheres ficam estressadas​​, nosso instinto é muitas vezes encontrar amigos e falar sobre as coisas”, diz Joan Borysenko, PhD, autor do livro paz interior para mulheres ocupadas.” O fato de se abrir e conversar, faz com que ocorra a liberação do hormônio oxitocina, que tem um efeito profundamente calmante sobre o corpo e a mente.”

Você não precisa ter 600 amigos no Facebook ou uma agenda social abarrotada. A pesquisa mostra os seguintes “tipos” de relações que são especialmente potentes para sua saúde. Veja como valorizar essas amizades e certifique-se de ficar perto, acompanhe conosco 7 amigos que toda mulher precisa ter.

1) Amigo de Infância.

Ele sempre vai lembrar do que vocês eram ou faziam quando eram crianças!

Íntimos de longa data, ele é especial por muitas razões. Eles faziam parte do seu convívio enquanto você estava crescendo e, provavelmente, têm muitas lembranças e histórias de você que ninguém mais terá. “Esses amigos lembram que você ainda é a pessoa que você sempre foi”, disse Rebecca G. Adams, PhD, professora e pesquisadora de sociologia na Universidade da Carolina do Norte em Greensboro – USA. Cultive esses laços, não seja a pessoa que fala e mantém contanto apenas pelas redes sociais ou telefone, convide-os para planejar férias, para tomar um café, para comemorar alguma coisa ou apenas para conversar. Com o avanço da tecnologie, as coisas ficam mais rápidas, mais práticas, mais baratas ou até mesmo não custam nada. Não deixe de enviar um cartão ou carta para seus amigos ao invéz de sempre mandar messagens de texto ou fazer chamadas telefônicas.

2) Novo amigo.

Ao contrário dos seus amigos desde a escola primária, amigos recém-adquiridas não têm noções preconcebidas sobre você. “À medida em que envelhecemos, podemos cair na rotina”, diz Pamela McLean, psicólogoPhD em Santa Barbara, CA – USA. “Novos amigos inflamam diferentes tipos de pensamento e novas maneiras de ser.” Além do mais, eles vão se conectar a outra rede de pessoas, diz Rosemary Blieszner, professor PhD da universidade de Virginia – USA, que pesquisou amizades entre as mulheres mais velhas. Essa rede pode ser útil se você estiver pronta para fazer uma mudança de carreira por exemplo.

3) Amigo dos exercícios físicos.

Ele vai arrastá-la para fora para uma corrida nos dias em que você preferiria estar sentada no sofá.

Os especialistas concordam que praticar exercícios como caminhar, jogar golfe ou dançar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para a sua saúde física, mental e longevidade. E um bom amigo pode ser a cola que faz com que este hábito saudável não se desprenda do seu cotidiano. Um estudo da Universidade de Connecticut revelou que 189 mulheres com idades entre 59 e 78 descobriram que um forte apoio social era fundamental para a manutenção de um novo regime de exercícios por 1 ano. Para melhores resultados, defina uma meta exercício juntos, se ele está indo para uma caminhada no bairro 4 dias por semana ou para a academia ou pra aula de dança, assim vocês poderão praticar juntos. É a melhor maneira de aumentar o bem estar e manter o corpo saudável, essas são as recompensas de um parceiro de exercícios físicos. Encontre novos amigos no escritório, faça amizade com os pais dos amigos dos seus filhos, ou tente novas amizades com as pessoas da academia.

4) Amigo espiritual.

Fazer parte de uma comunidade espiritual, não necessariamente uma religião organizada, ajuda as pessoas a ficarem resistentes, mostra a pesquisa.

Um estudo da Duke University Medical Center constatou que pessoas que regularmente frequentam serviços religiosos ou envolvidas em atividades como a oração, meditação ou estudo da Bíblia tinham um risco 50% menor de morrerem ao longo de um período de 6 anos que as outras da mesma idade e estado de saúde. Isso não quer dizer que seja fácil de forjar uma conexão em uma sala de 300 adoradores. Busque oportunidades mais íntimas em uma igreja local ou templo: Voluntário em uma campanha de arrecadação de alimentos, ou assistir a uma série de palestras. Ou tente um centro de yoga no seu bairro ou comunidade universitária, que muitas vezes oferecem cursos espiritualmente significativas.

5) Amigo mais jovem.

Como conciliar o seu trabalho em tempo integral e três filhos? Seu amigo de 10 anos mais jovem realmente quer saber.

A pesquisa mostra que um elemento essencial de uma vida feliz é nutrir e sentir-se útil para os outros, é cozinhar uma refeição saudável, por exemplo, ou passar o que você aprendeu com a experiência. Para maximizar os benefícios dessa amizade, deixe o fluxo de aconselhamento em ambas as direções correr. Um confidente mais jovem pode explicar o site de rede social da atualidade ou oferecer uma visão nova sobre acontecimentos atuais.

6) Amigos do seu namorado ou marido.

Quanto mais a família e amigos do casal se misturam, os cônjuges são mais felizes, mesmo após a apenas 1 ano de casamento, encontrei um estudo que examinou os círculos sociais de 347 casais. “Ficamos surpresos”, diz o pesquisador Kenneth Leonard, professor PhD de psicologia clínica na SUNY Buffalo. “Incluindo o seu cônjuge na sua rede de amigos é tão importante para a felicidade conjugal, como fazê-los sentir que eles são uma parte de sua família.”

7) Sua mãe.

Cerca de 85 % das mulheres adultas dizem que eles têm uma boa relação com a mãe, de acordo com um estudo da Universidade do estado da Pennsylvania.

Apesar dos inevitáveis ​​conflitos entre mães e filhas crescidas, as relações são geralmente fortes.  “Há um grande valor neste vínculo porque as mães e filhas se importam tanto uma com a outra “, diz o autor do estudo, Karen L. Fingerman , PhD. Se você gostaria de estar mais perto, mas só encontra os mesmos obstáculos, aqui estão alguns conselhos para superar os problemas mais comuns.

Se você acha difícil aproveitar o tempo com a sua mãe, pare de tentar mudá-la e se concentre no que vocês gostam, diz Fingerman. Se você entra em conflito  com os mesmos velhos problemas, mulheres que tiveram relações mais fortes não tomaram os conflitos pessoalmente . Em vez disso, elas passaram a ver a crítica como um reflexo de hábitos ou traços das mães dela.