Estética

5 Maneiras de proteger sua pele contra os efeitos do inverno

Por Redação Doutíssima 02/01/2014

frio-pele-inverno-sorriso-corte-principal-650x350

Sua pele é a primeira linha de defesa do sistema imune do corpo. Em geral, a pele de um adulto mede 6,40 m, pesa 4 quilos e contém mais que 17 km de vasos sanguíneos. Portanto, faz todo sentido reservar alguns minutos pela manhã ou antes de se deitar à noite, para cuidar do maior órgão do nosso corpo.

A Dra. Marina Peredo, proprietária do Spatique Medical Spa em Smithtown, N.Y. e professora de clínica na Escola de Medicina Mount Sinai, recomenda mudar o tipo de tratamento da pele quando as estações do ano mudam — principalmente durante os meses de inverno. Não apenas o frio do lado de fora, mas o aquecimento dentro de casa tende a ressecar sua pele. Aqui estão algumas dicas recomendadas para você incorporar à sua rotina de cuidados durante o inverno.

comendo-um-macro-vermelho-do-tomate-da-boca-da-mulher-12060513

1. Coma mais tomates

Uma das maiores fontes de licopeno — um poderoso antioxidante — o tomate pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Mesmo durante os meses do inverno, o sol pode ser nocivo. O tomate ajuda a bloquear a radiação e evitar danos à pele vulnerável.

2. Use um creme à base de óleo

Produtos à base de óleo, e não de água, criam uma camada protetora sobre a pele. “Procure também loções ou cremes que contenham agentes umectantes, entre eles glicerina e ácidos alfa-hidróxidos que retêm a umidade da pele,” diz a Dra. Paredo para o jornal Medical Daily. Acrescentando umidade à sua pele, você evita que ela rache e fique ressecada, causando envelhecimento precoce.

3. Não se esqueça das mãos e dos pés

Como as mãos e os pés têm menos glândulas sebáceas, a mudança de temperatura vai torná-los ainda mais secos. Tente usar sabões suaves para lavar as mãos e evite usar loções desinfetantes à base de álcool, pois o produto pode ressecar sua pele. Ao sair de casa, não se esqueça de proteger as mãos com luvas.

4. Use um umidificador de ambiente

Umidificador é um aparelho que ajuda a manter a umidade do ar que em geral se evapora no inverno. Ao longo do tempo, a falta de umidade pode ressecar sua pele. Use o aparelho entre 30% a 50% de umidade nos ambientes em que você costuma ficar mais.

chuveiro-close

5. Tome banhos mais curtos e menos quentes

Tomar um banho frio pode melhorar consideravelmente a circulação sanguínea entre os órgãos e a pele. O aumento da circulação mantém sua pele com aparência mais jovem e ajudará a manter você aquecido.

6. Beba muita água

Uma dica importante que os médicos e profissionais da área da saúde recomendam é manter-se hidratado. Muitas pessoas pensam que durante o inverno não é importante tomar água e manter-se hidratadas, uma vez que não estão transpirando ou perdendo muito líquido como acontece nos meses do verão. No entanto, continue a tomar seus oito copos de água por dia, use protetor solar, agasalhe-se e desfrute do inverno.