Medicamentos

Fique atento aos riscos de usar a clorofila líquida

Por Redação Doutíssima 02/01/2014

images

A clorofila líquida, suplemento alimentar, é uma substância de cor verde produzida pelas plantas. As fontes de clorofila líquida são a alfafa, algas, grama de cevada, alga azul-esverdeada chamada espirulina e grama de trigo. Os benefícios para a saúde associados à clorofila são: melhora da função imunológica, alívio da constipação, redução dos gases e eliminação do mau hálito. Uma pesquisa realizada na Universidade John’s Hopkins mostra que a clorofila pode reduzir o risco dos danos causados ao fígado por intoxicação pela aflatoxina presente em grãos mofados. Leia as bulas dos suplementos de clorofila e siga as instruções. A segurança, o conteúdo e a posologia dos suplementos alimentares não são garantidos pelo FDA.

TOXINAS AMBIENTAIS E ORGANISMOS INFECCIOSOS

As plantas usadas para produzir a clorofila líquida podem causar exposição a metais pesados, pesticidas e outras toxinas presentes no ambiente. Os pesticidas podem interromper a função hormonal, afetar o sistema nervoso ou causar câncer. A contaminação por metais pesados, como o mercúrio, pode causar danos ao sistema nervoso. Em contrapartida, não usar pesticidas significar estar exposto a organismos causadores de infecções.

DISTÚRBIOS DO TRATO DIGESTIVO

A clorofila líquida entra no corpo pela boca e pode causar efeitos colaterais em todo o aparelho digestivo. Os sintomas mais comuns são câimbras estomacais, náuseas e vômitos ou diarreia.

REAÇÕES ALÉRGICAS

As reações alérgicas podem ser causadas pela planta de que foi feita a clorofila líquida, por um componente do suplemento ou um contaminante. A resposta alérgica é uma reação hipersensível a uma substância estranha presente no organismo. O sistema imunológico responde por meio de mecanismos naturais do corpo para eliminar a substância estranha. A reação alérgica pode variar de leve a grave. É preciso ficar atento a sintomas como coceira, erupção cutânea, inchaço no rosto, mãos ou pescoço, sensação de formigamento na boca, fechamento da garganta e dificuldade para respirar. Procure atendimento médico imediatamente.

MANCHAS

O pigmento de cor verde brilhante pode penetrar na pele ou nas roupas, deixando manchas verdes similares às manchas de grama. Lave com água e sabão. Para eliminar as manchas das roupas, siga as instruções sobre manchas de grama que constam dos rótulos do removedor de manchas ou sabão em pó.