Nutrição

Conheça alguns substitutos saborosos para o gérmen de trigo

Por Redação Fortíssima 02/01/2014

grãos

Talvez você precise substituir o gérmen de trigo em uma receita porque está sem o ingrediente, talvez por não tolerar o glúten ou não poder comer trigo. O gérmen de trigo tem uma textura mais grosseira que a farinha e, em geral, é peneirado com farelo de trigo durante o processo de produção de farinha, então não adianta simplesmente substituir por um tipo diferente de farinha. Alguns ingredientes são bons substitutos do gérmen de trigo.

farofa germen de trigo 1

FARELO

Podem-se usar vários tipos de farelo como substitutos do gérmen de trigo em receitas de produtos de panificação, conforme explicado no Cook’s Thesaurus. O farelo de trigo tem o sabor mais próximo ao gérmen de trigo. Farelo de arroz, farelo de aveia ou aveia são bons se você for intolerante a glúten. Aveia e farelo de aveia garantem uma textura mais úmida. O trigo sarraceno moído, também sem glúten, é outra opção.

SEMENTE DE LINHAÇA

A semente de linhaça funciona bem como substituto do gérmen de trigo não só em produtos assados, como também em receitas como bolo de carne, hambúrguer vegetal e granola feitos em casa. É uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3, tiamina, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e cobre, assim como de fibra alimentar, conforme indicado pela NutritionData.com.

Receita de Farofa de Linhaça com cenoura:

INGREDIENTES

  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 cenouras raladas no ralador grosso
  • 3 colheres de azeite ou óleo vegetal
  • Sal à gosto
  • 1/2 xícara de chá de linhaça triturada
  • Orégano e cheiro verde picado à gosto
  • 1 pitada de pimenta branca (opcional)
  • Farinha de mandioca (mais ou menos 1 xícara de chá ou mais, conforme o gosto)

farofa

MODO DE PREPARO

Numa frigideira, frite a cebola no azeite ou óleo. Quando ela estiver transparente, coloque a cenoura ralada, o sal e misture com uma colher de pau até a cenoura ficar levemente cozida. Acrescente o orégano, a linhaça e misture com o fogo no mínimo durante mais uns 3 minutos, coloque o cheiro verde e a pimenta e misture bem. Junte a farinha de mandioca aos poucos até ficar no ponto de seu gosto. No lugar de linhaça você também pode pôr gergelim triturado

Tempo de preparo: 20 min          Rendimento: 4 porções

OUTRAS SEMENTES E NOZES

Nozes moídas e sementes de girassol podem substituir o gérmen de trigo, o que acrescenta proteína e o sabor do gérmen de trigo. Esses ingredientes são bons principalmente para produtos assados, como pães rápidos e biscoitos.