Relacionamento

Atualizações de status do Facebook revelam se você é um psicopata

Por Redação Doutíssima 03/01/2014

dexter-morgan-youredm

Como você elabora as suas atualizações de status pode dizer mais sobre você do que você pensa. Pesquisadores na Suécia completaram recentemente um estudo em que foram capazes de identificar se uma pessoa tem traços psicopáticos simplesmente olhando para seus status do Facebook.

“Olhamos as atualizações de status do Facebook das pessoas e analisamos se havia uma relação entre os textos e traços de personalidade das pessoas”, disse o professor de psicologia Sverker Sikström da Universidade Lund. Os pesquisadores suecos analisaram atualizações de status de 304 americanos, em combinação com testes de personalidade para chegar a sua conclusão: a de que as atualizações de status do Facebook podem dizer muito sobre os sinais de psicose em uma pessoa.

No estudo, os pesquisadores se concentraram em traços de personalidade, como neuroticismo e extroversão, mas também sobre a “Tríade Sombria” da personalidade: a psicopatia, o narcisismo e o maquiavelismo. A psicopatia, que não deve ser confundida com a psicose, é definida como um aspecto da personalidade, ou uma forma de transtorno de personalidade. Tipicamente, os psicopatas exibem um comportamento antissocial e tem baixa capacidade de empatia ou remorso. O termo sociopata é geralmente usado como sinônimo de psicopata, pois eles são comumente usados para descrever os assassinos insensíveis ou criminosos que violam repetidamente a lei, ou magoam os outros, sem se sentirem mal. Não há, entretanto, nenhum real diagnóstico conhecido como “psicopatia” – o mundo médico normalmente chama-o de outra coisa. A 4ª e 5ª edições do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) se referem a ele como Transtorno de Personalidade Antissocial (Dissocial) – TPAS –, caracterizado por “um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que se inicia na infância ou início da adolescência e continua na idade adulta.”

Os pesquisadores primeiro fizeram os participantes responderem a uma pesquisa que testaria traços de personalidade. Em seguida, os usuários apresentaram uma série de atualizações de status do Facebook, que foram analisadas com um algoritmo que mede o significado das palavras. “As análises de status podem indicar que os usuários do Facebook demonstraram traços de personalidade psicopática e narcisista nos testes de personalidade”, Danilo Garcia, pesquisador do Centro de Ética, Direito e Saúde Mental da Sahlgrenska Academy, disse em uma declaração. Em seu Resumo, os pesquisadores destacaram que as atualizações de status das pessoas cujos traços foram identificados como psicopata ou narcisista tinham mais atualizações de status “estranhas” e negativas, muitas vezes referindo-se a pornografia, carniceiros, prostitutas, ou decapitação.

Se os pesquisadores analisaram muito profundamente essas atualizações de status (é impossível diagnosticar uma pessoa com base em frentes digitais) ou não, eles acreditam que o estudo é um primeiro passo para novas pesquisas. “O Facebook revolucionou o modo pelo qual as pessoas interagem na internet e isso oferece uma oportunidade única para a pesquisa psicológica”, disse Garcia em declaração à imprensa.

Se você está preocupado de aparecer como narcisista ou psicopata nas mídias sociais, disse Sikström apenas porque alguém pode mostrar traços de personalidade psicopática no Facebook não significa que eles são, na verdade psicopatas. Diagnosticar um psicopata é mais comumente feito por profissionais psiquiátricos com o Hare Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R), um teste de classificação de pessoas em suas tendências psicopatas. E uma dica simples para todos os usuários do Facebook, não importa sua personalidade, Sikström diz: “Tente ser normal, e não se gabar muito.”