Nutrição

Dieta do carboidrato: Fique por dentro dos perigos da dieta Atkins

Por Redação Doutíssima 03/01/2014

Dieta do carboidrato : Há exatamente 10 anos, a dieta de Atkins ou dieta do carboidrato alcançou uma enorme popularidade, se mantendo até os dias de hoje. A dieta consiste na promessa de perda de peso apenas reduzindo o consumo de carboidratos, liberando o consumo normal de carne vermelha, queijo e ovos. A dieta se tornou rapidamente popular, mas com o passar dos anos os seus riscos começaram a aparecer cada vez mais. A particularidade desta dieta é que você não precisa se privar das guloseimas inimigas dos regimes tradicionais, como hambúrgueres gordurosos. A dieta de Atkins possui uma lógica de base que passa uma excelente impressão, mas ela pode ser extremamente perigosa à saúde.

 

atkins

 

O organismo, na maioria das vezes, transforma os carboidratos em energia, presentes nos cereais, pães e massas. O excesso destes carboidratos é transformado pelo corpo em estoque. Por exemplo, quando o organismo passa um longo período sem ser nutrido, ele utilizará a fonte de gordura presente no corpo para fabricar energia. Como a dieta de Atkins é baseada na privação aos carboidratos, ele limita o corpo a ter uma unica opção: gastar sua reserva de gordura. O resultado é uma perda rápida do peso corporal, porém, privar o corpo de ter acesso a um dos principais elementos da pirâmide de de alimentos pode apresentar sérios riscos à saúde. Saiba mais:

 

Cetose

Esta dieta ( dieta do carboidrato ) possui, entre seus efeitos colaterais, a rapidez da queima de gordura pelo corpo. Quando isso acontece, o organismo libera as substâncias nomeadas cetonas. Quando você está seguindo a dieta de Atkins, elas se acumulam, causando a chamada cetose. A cetose pode provocar uma série de problemas, como o mau hálito, cansaço, fraqueza, insônia, náuseas e tonturas. Como as cetonas são ácidas, elas podem, em casos extremos, prejudicar o fígado e os rins.

 

Câncer de cólon

O fato de poder comer carne vermelha à vontade é um atrativo para muitas pessoas que procuram perder peso. O problema é que a carne vermelha aumenta a probabilidade de vários tipos de câncer, entre eles, o câncer de cólon. Estudos mostram que os riscos de desenvolver esta doença triplicam nas pessoas que consumem carne vermelha diariamente. Como se não bastasse, a dieta Atkins é extremamente pobre em fibras, grandes aliadas na redução dos riscos de câncer.

 

Doenças cardíacas

A dieta de Atkins o dieta do carboidrato pode ser uma grande aliada na perda de peso, porém, os níveis do colesterol ruim podem aumentar consideravelmente no organismo, já que a dieta é carregada de gordura saturada. Pesquisas mostram que aproximadamente 30% das pessoas que seguem dietas pobres em carboidrato possuem níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) elevados. Quando ingerimos grandes quantidades de alimentos gordurosos, pode ocorrer uma obstrução das artérias, processo que aumenta as chances de ataques cardíacos e doenças coronarianas.

 

Osteoporose

Além do câncer e doenças cardíacas, a dieta de Atkins pode também provocar osteoporose, devido ao consumo de proteínas de origem animal em excesso e os baixos níveis de cálcio no começo. O que pode acontecer é uma perda de cálcio pelo organismo, pois a proteína presente na carne que comemos provoca a liberação elevada de cálcio através da urina, logo, a carência de cálcio desenvolve a osteoporose. Este processo também pode aumentar as chances do aparecimento de pedras nos rins.