Nutrição

A estévia é melhor do que o açúcar para a sua pele? Descubra!

Por Redação Fortíssima 03/01/2014

stevia-plant-powder-130912

Como população, estamos mais espertos do que nunca quando se trata dos nossos corpos e, especialmente, o que colocamos dentro e sobre eles. É difícil ler as notícias sem tomar conhecimento de  um novo estudo sobre  benefícios (ou desvantagens) do café; e a maioria de nós está mais consciente sobre os perigos potenciais de adoçantes artificiais. Se você trocou seu café por chá, bom para você, porque tanto o chá preto quanto o verde são excelentes  fontes de antioxidantes que ajudam a proteger as células, tanto da nossa pele quanto do nosso corpo como um todo, dos danos dos radicais livres gerados pela exposição ao sol e processos metabólicos naturais. (Apenas para a sua informação. O chá verde tem uma maior concentração de antioxidantes, tornando-o  a melhor opção). Mas antes de tomar outro gole, o modo como você  adoça seu chá (ou qualquer bebida, na verdade) pode fazer uma grande diferença.

A ingestão de açúcar em bebidas ou alimentos tem consequências para a sua pele

Graças a um processo chamado glicação. Dentro da pele, o açúcar se liga ao colágeno, tornando-se duro e quebradiço, e quando esse colágeno se quebra, a estrutura de apoio que mantêm a pele com um aspecto liso, forte e jovem é comprometida e isso leva a sinais visíveis de envelhecimento, como rugas.

stevia__55227_zoom

A glicação é apenas o primeiro problema com o açúcar, porque o adoçante que você escolhe pode estar reduzindo o poder antioxidante do seu chá. Este estudo descobriu que adicionar leite, açúcar e mel, reduz significativamente a atividade antioxidante do chá; portanto, você deve pensar duas vezes sobre adicionar um torrão ou dois (aliás, qualquer outra coisa ao seu chá). Mas ainda há uma maneira de adoçar seu chá sem diminuir seus benefícios no combate aos radicais livres…A estévia.

Derivada de uma planta relacionada à margarida e ambrósia, a estévia vem sendo utilizada  como adoçante (e remédio natural para queimaduras, cólicas e problemas estomacais) na América do Sul há séculos. Ela é isenta de calorias e é na realidade 200 vezes mais doce que o açúcar – e ajuda-o a reter o máximo dos benefícios antioxidantes do seu chá, caso  o preferir adoçado. Procure pela estévia sob a  forma de Truvia no supermercado, e considere encher seu açucareiro com esta alternativa boa para pele em vez de açúcar e adoçantes artificiais.