Exercícios

Exercícios pliométricos: quais os melhores calçados?

Por Redação Doutíssima 03/01/2014

plyometricsjump

Saltar, marchar, puxar objetos (sled dragging). Seu corpo é muito exigido quando você se submete a um treino pliométrico puxado. Na base de tudo isso estão seus pés, absorvendo o impacto de quase todo movimento pliométrico que você faz. Você pode ter ouvido falar de pessoas que realizam o treinamento pliométrico descalças, mas isso pode ser perigoso, principalmente se você estiver praticando os exercícios sobre uma superfície dura. Faça um favor a seus pés e articulações usando calçados apropriados para treinos pliométricos.

 

ABSORÇÃO DE CHOQUES

Quando você executa saltos em caixas ou na escada, ou qualquer um dos muitos saltos repetitivos da pliometria, seus pés absorvem o choque do corpo contra o solo. Use um calçado que tenha sola grossa e que seja almofadado para fazer uma aterrissagem mais suave. Evite calçados de sola fina, como aqueles para lutas ou artes marciais, que não têm as palmilhas almofadadas que outros calçados esportivos têm.

plyo-without-injury

 

SUPORTE PARA O TORNOZELO E ARCO DO PÉ

Usar um calçado que dê apoio para seus pés durante todo o treino pliométrico é essencial para evitar lesões nos tornozelos e pés. Procure um calçado que tenha suporte suficiente para o arco do pé. “Suficiente” significa um suporte que você possa sentir no arco do pé sem lhe causar desconforto. Estabilize seu tornozelo praticando os exercícios com um tênis de cano alto ou que pelo menos chegue até o tornozelo.

 

COBERTURA TOTAL PARA MAIOR PROTEÇÃO

Ter um calçado que proteja seus pés contra lesões é fundamental, de acordo com Paul Collins, autor do livro “Power Training: Build Your Most Powerful Body Ever With Australia’s Body Coach”. Os pés contêm pequenos grupos musculares, ligamentos e tendões que podem ser lesionados quando você executa movimentos explosivos como os pliométricos. Por isso é vital usar calçados que proporcionem cobertura total para os pés e tornozelos. Os calçados devem ser justos e confortáveis, sem ser apertados demais ou tão largos que saiam do pé quando você se movimenta.

 

TIPOS DE CALÇADOS

Você provavelmente não vai encontrar um calçado feito especialmente para treino pliométrico, mas pode escolher entre os inúmeros calçados esportivos disponíveis. Os calçados esportivos para corrida e tênis têm sistema de amortecimento e suporte para o arco do pé e a maioria deles tem o cano mais alto que o dos calçados para passeio, de modo que protegem o tornozelo e dão estabilidade. Os de cano alto, como os que os jogadores de basquete usam, têm sistema de amortecimento e suporte para o tornozelo. Os tênis para trilha podem ser os melhores para você. Eles não têm cano alto, mas têm outras características essenciais como proteção, suporte e absorção de choques. São os calçados preferidos de Collins.