Relacionamento

Facebook pode prever quanto tempo vai durar o seu relacionamento

Por Redação Doutíssima 03/01/2014

 

Facebook pode prever com precisão se você e seu parceiro vão durar. Pesquisadores da Universidade de Cornell  usaram mais de um milhão de usuários do Facebook para determinar o que as redes sociais podem dizer sobre relacionamentos.

Menos amigos em comum significa que vocês durarão mais tempo

Uma equipe de pesquisadores, liderada por Jon Kleinberg da Cornell e o engenheiro do Facebook Lars Backstrom, rastrearam 1,3 milhões de usuários do Facebook que se registraram como “em um relacionamento.” Cada usuário estava com idade de 20 e registrados com entre 500 e 2.000 amigos. Os pesquisadores verificavam os usuários a cada dois meses durante dois anos.

Para estabelecer a força de um relacionamento no Facebook, Kleinberg e Backstrom decidiram ir contra um método conhecido como “enraizamento”, que incide sobre o número de amigos em comum que dois usuários compartilham. Em vez disso, eles usaram “dispersão”, um fator de utilização de mídia social que é baseado fora da quantidade de amigos comuns, por meio de grupos independentes.

Facebook pode prever se o seu amor vai durar. Foto: iStock/GettyImages

Facebook pode prever se o seu amor vai durar. Foto: iStock/GettyImages

 

Os resultados indicaram que os casais do Facebook que tinham baixos níveis de dispersão levantaram 50 por cento de risco maior de rompimento em relação a casais com altos níveis de dispersão. As taxas de dispersão revelaram com sucesso um cônjuge de um usuário com uma precisão de 60 por cento.

 

Facebook pode causar conflitos

Um estudo semelhante perguntou aos usuários do Facebook quantas vezes eles usaram o site de rede social e se resultou em conflitos dentro de seu relacionamento. Indivíduos que passaram mais tempo no Facebook também passaram mais tempo discutindo com seu cônjuge ou companheiro Casais que brigam por causa do uso do Facebook, estão mais propensos a terminarem, divorciar-se, ou trair.

“Pesquisas anteriores mostraram que quanto mais uma pessoa em um relacionamento romântico usa o Facebook, mais propensa ela está a monitorar a atividade do Facebook do seu parceiro com mais rigor, o que pode levar a sentimentos de ciúme. Ciúme induzido pelo Facebook por pode levar a argumentos relativos ao passado dos parceiros”, disse o pesquisador Russell Clayton, da Universidade de Missouri. “Além disso, nosso estudo revelou que os usuários do Facebook em excesso são mais propensos a se conectar ou reconectar-se com outros usuários do Facebook, incluindo parceiros anteriores, o que pode levar à traição emocional e física.”