Especialidades

Conheça os direitos do doador de sangue

Por Redação Doutíssima 04/01/2014

 

Que doar sangue é um ato voluntário que pode salvar vidas, todo mundo sabe, porém, muitas pessoas não conhecem os benefícios e os direitos de um doador.

Benefícios

Os doadores têm direito à meia entrada em estabelecimentos culturais e atividades recreativas. Para obter meia entrada é preciso apresentar a carteirinha de doador, ela pode ser obtida nos bancos de sangue ou nos hemocentros.

Os doadores também têm direito a serem atendidos com prioridade nas filas de banco assim como idosos, deficientes e gestantes segundo a Lei n° 219/09.

O doador de sangue tem direito a um dia de folga ao ano, para isso ele precisa apresentar o comprovante de doação para a empresa em que trabalha. Essa pode ser uma oportunidade para você aproveitar esse tempo de alguma forma, por exemplo, ler aquele livro que você ainda não teve tempo por causa do trabalho ou descansar diante da TV assistindo o seu filme favorito ou ainda passar tempo com o seu filho e com a sua família.
Requisitos

Para ser doador de sangue, você deve preencher alguns requisitos como:

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

sangue-tt-width-640-height-420-bgcolor-FFFFFF
Idade

Se você tem entre 18 anos e 67 anos e pesa mais de 50 quilos, você pode doar sangue. Se você tem 16 ou 17 anos também pode ser doador, porém, você vai precisar de uma autorização do seu responsável legal. Para doar sangue, você precisa estar em bom estado de saúde e ainda passar por uma entrevista com um médico para se certificar de que tudo vai bem com você. O processo de doação leva cerca de 40 minutos e a cada doação são retirados 450 ml de sangue de cada doador.
Impedimentos

Não podem doar sangue as pessoas nas situações abaixo:

Doenças temporárias – Pessoas com algum tipo de doença como resfriados ou febre.

Gravidez – Mulheres grávidas também não podem ser voluntárias para doação de sangue. Elas só podem voltar a doar sangue após 3 meses de amamentação.

Tatuagens – Você deve esperar pelo menos 12 meses após a sua última tatuagem.

Bebidas alcoólicas – O doador deve esperar pelo menos 12 horas para a próxima doação.

Importante: Doar sangue é um ato que vai principalmente te proporcionar um benefício pessoal; o de estar bem com si mesma. Pense na importância de doar sangue não só no caso de algum parente ou amigo seu precisar, mas doe sangue com frequência pensando em quantas pessoas você pode salvar. Amanhã é você quem pode precisar de um doador.