Saúde Mental

Adultos com TDAH: Dicas para as compras de final de ano e promoções

Por Redação Doutíssima 05/01/2014

tdah

A temporada de compras natalinas esteve aí e continua agora com as promoções pós Natal. Você provavelmente tem intenções de tornar esse ano diferente, mais organizado. Você pode até ter o objetivo de realizar suas compras semanas antes das festas de fim de ano ou planejar cuidadosamente seu esquema durante as promoções. Mas para os adultos com TDAH, a desatenção, desorganização e impulsividade, muitas vezes atrapalham. Como um adulto com TDAH você pode:

  • Adorar o período natalino Você aprecia as luzes, a música, a atividade – tudo isso. Você começa seu período de festas antes do feriado de Ação de Graças, ou até mesmo do Dia das Bruxas, participando de todas as festas e eventos de festividades. Você já está nas ruas antes das lojas abrirem para o Black Friday (ou a caminho da noite de Ação de Graças). Você verifica cada promoção. Você adora explorar tudo isso, mas aparentemente nunca conclui nada.
  • Considera fazer compras algo complicadíssimo. Você odeia aguardar na fila, considera as aglomerações irritantes e evita o shopping a todo custo.
  • Você gasta demais. Você se dirige para o shopping (ou lojas on-line) com a intenção de adquirir apenas os presentes na sua lista, mas depois acaba seduzido pelas belas vitrines e vaga por todas as direções diferentes. Você compra os presentes, mas quando chega em casa percebe que não comprou o que planejou e agora precisa devolver o que comprou e começar novamente ou simplesmente comprar mais.
  • Você sente que precisa de um prazo para fazer qualquer coisa e então espera, espera e espera até o último minuto, e em seguida vai correndo para o shopping para comprar todos os seus presentes. Você precisa se contentar com o que resta nas lojas.
  • Você decide pular os shoppings e fazer todas as suas compras on-line. Exceto se você se distrair e navegar pela web por horas, sem comprar nada ou comprando coisas que você precisa (quer) e esquecendo completamente de comprar os presentes.
  • Você não parou por um segundo para refletir sobre quais presentes comprar, e tem certeza que “saberá o presente certo quando você o vir” e passa horas vagando pelo shopping comprando presentes. Quando você chega em casa e analisa os itens que comprou, não consegue imaginar no que está pensando.

compra-natal

Não importa em qual categoria você se enquadre, o melhor plano é ter um plano. É mais fácil falar do que fazer isso, mas as dicas a seguir podem ajudar:

  • Analise as suas finanças e decida quanto você pode gastar
  • Elabore uma lista de pessoas que você está planejando presentear e atribua um valor que você pode gastar a cada uma
  • Reflita sobre os seus desejos, hobbies, interesses e tenha uma ou duas ideias para cada pessoa. Seja criativo. (É nesse momento que navegar pela Internet vem a calhar – gaste seu tempo navegando – e não comprando – para ter ideias)
  • Decida onde você quer comprar. Escolha um shopping específico ou você pode preferir fazer compras online – decida o que é melhor para você. Alguns adultos com TDAH preferem a atividade de caminhar pelo shopping para manter o foco, enquanto outros acham os shoppings opressores demais.
  • Prepare-se para fazer compras. Certifique-se de ter uma boa noite de sono e uma boa refeição antes de ir para o shopping ou acessar lojas on-line para ajudar a manter o foco. Gaste alguns minutos respirando profundamente ou meditando para se acalmar.
  • Escolha um método para pagar suas compras. Durante o período de festas, carregar uma grande quantidade de dinheiro não é aconselhável, mas você pode depositar apenas o valor que pretende gastar em uma conta e usar um cartão de débito para essa conta (não levar nenhum outro cartão de crédito/débito com você.). Ou talvez você prefira adquirir um cartão pré-pago com o seu dinheiro para a época natalina e utilizá-lo exclusivamente para as compras.
  • Mantenha a sua lista com você. Assim que você comprar um presente, risque-o da sua lista, anote quanto você gastou e deduza o valor do seu total. Mantenha o controle de exatamente quanto dinheiro você gastou e quanto lhe resta.
  • Mantenha as crianças em casa. Nada é mais perturbador do que fazer compras com seus filhos. Você gasta tempo e foco prestando atenção ao que eles estão fazendo e onde estão. Em vez disso, reserve algum dinheiro para uma babá para que possa manter o foco.
  • Traga um amigo com você. Peça-lhe para manter a sua lista e guiá-lo na direção que você precisa ir em seguida.
  • Faça compras fora dos horários de pico. Se você não pode fazer compras durante a semana, durante o dia, tente fazer compras logo após o trabalho, quando muitas pessoas estão indo para casa para jantar. Você pode achar que é mais fácil navegar pelo shopping quando há menos pessoas.
  • Compre em um shopping que você conhece. As compras natalinas não são o melhor momento para você explorar novos shoppings. Permaneça no que é familiar para você.

Não se estresse com isso. As pessoas na sua lista o amam por quem você é, não por causa do presente que você comprar (ou não deveriam estar na sua lista.) O período de festas é um momento de compartilhar seu tempo, criar memórias e mostrar às pessoas que você se importa. Concentre-se no que é importante, em vez de se focar nas compras

 


Sites parceiros