Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

O Doutíssima começa hoje uma série sobre a gravidez semana a semana. Toda mulher quer ter as informações mais detalhadas possíveis sobre esse período tão bonito e especial na vida delas. A gravidez proporciona histórias inesquecíveis e mudanças incríveis no corpo, na mente e na vida de uma mulher e sua família. Por isso, o Doutíssima vai detalhar esses processos como se fosse uma gestação, semana a semana, evoluindo junto com você e seu bebezinho. Nesta matéria trataremos da primeira semana de gestação.

primeira semana de gestação

 

Quando a gravidez não é planejada, o choque de ter a notícia da gravidez pode deixar muitas mulheres na dúvida. Para não deixar nenhum pensamento negativo influenciar, é importante que a grávida, seu companheiro e seus familiares estejam bem informados sobre o processo de gravidez. A informação faz com que medos muitas vezes desnecessários não se desenvolvam. Uma grávida bem informada leva uma gestação muito mais tranquila.

Uma gravidez dura, em média, 280 dias, 10 meses lunares, 40 semanas ou 9 meses solares. Para nós é mais fácil pensar em meses lunares, que sempre têm 28 dias, pois o mês solar pode variar dependendo do mês. Para os médicos obstetras, a conta é feita através das semanas de gestação, e é essa contagem que vamos seguir agora.

 

A primeira semana de gestação

 

Resumidamente, apesar de ainda não ser possível afirmar que você está grávida durante a primeira semana de gestação, esse seria o período relativo ao tempo que o óvulo fecundado demora para chegar até o útero e começar o processo de implantação.

A gravidez ocorre mais facilmente após a relação sexual desprotegida, em especial durante o período fértil da mulher (em geral, 14 dias antes da próxima menstruação), devido ao encontro do espermatozoide liberado pelo homem com o óvulo liberado pelo ovário feminino. Esse encontro é chamado de fecundação e normalmente acontece na trompa uterina. É nesse momento que acontece a fusão das cargas genéticas do óvulo e do espermatozoide que irão determinar as características do futuro bebê, como seu sexo.

Em geral, nenhuma mulher consegue suspeitar da gravidez durante a primeira semana de gestação, pois ainda não há sintomas manifestados pelo corpo. A dúvida pode surgir apenas pelo fato de ter feito sexo sem proteção. Mesmo assim, você terá que esperar um pouquinho mais de 1 semana para ter certeza da gravidez. Se você quiser confirmar uma suspeita, a maneira mais segura na primeira semana de gestação são os exames de sangue. Eles podem ser feitos cerca de 12 dias após a ovulação e são mais precisos em detectar uma gravidez muito recente. Após ser fecundado, o óvulo começa um processo de divisão celular e inicia uma viagem das trompas em direção ao útero, que é o local ideal para se implantar e então começar as trocas com o organismo materno, iniciando a gravidez. Esse processo – da fecundação ao início da implantação – dura em média 6 a 8 dias. É muito importante lembrar que não são todos os óvulos fecundados que acabam se implantando, pois isso depende de diversos fatores, inclusive genéticos e imunológicos.

 

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Quinta semana

Sexta semana

Sétima semana